Marcelo Rebelo de Sousa diz que próximo Presidente da República deve criar consenso entre partidos
11.03.2015 20h00
O antigo líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa defendeu hoje que a característica mais importante do próximo Presidente da República deve ser a capacidade de criar consenso entre as diversas forças políticas.
Arquivo SIC
Questionado pela agência Lusa se seria a pessoa com as características necessárias para avançar com uma candidatura à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que "na altura se ponderará".
"Naquela ocasião se verá exatamente quem é que, em rigor, tem o dever de avançar e tem melhores condições para avançar, de acordo com um conjunto de características das quais a mais importante, a meu ver, é a capacidade para criar consenso nacional porque todos nós temos a noção de que vai ser difícil haver maiorias absolutas em outubro", disse em declarações à agência Lusa.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou também que "há muito trabalho a fazer para estabelecer pontes e consertar feridas a partir de outubro deste ano".
O antigo líder dos sociais-democratas, e também comentador político, falava à margem da apresentação do livro "O meu Expresso", de Francisco Jaime Quesado, em Lisboa.
Esta semana, no prefácio do livro "Roteiros IX", que reúne as suas principais intervenções do último ano, o Presidente da República aponta a política externa como uma das principais funções do chefe de Estado, sublinhando a necessidade de coordenação e concertação com o Governo, porque "a voz de Portugal" deve ser a mesma.
"Assistiu-se neste início do século XXI, a um reforço do papel do Presidente no domínio da política externa de tal forma que esta é hoje uma das suas principais funções", refere o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no documento divulgado na segunda-feira.
"Nos tempos que correm, os interesses de Portugal no plano externo só podem ser eficazmente defendidos por um Presidente da República que tenha alguma experiência no domínio da política externa e uma formação, capacidade e disponibilidade para analisar e acompanhar os 'dossiers' relevantes para o país", sublinha Cavaco Silva.
O Presidente da República disse hoje que não definiu nenhum perfil do seu sucessor no cargo, mas apenas chamou a atenção para a competência reforçada que hoje existe na política externa.
Lusa
Relacionados
- 1:16
Marcelo Rebelo de Sousa reage à sugestão de Ferreira Leite para candidata a Belém
Marcelo Rebelo de Sousa diz que tanto à esquerda como à direita há interesses em causar confusão sobre os possíveis nomes de candidatos à Presidência da República. O comentador político falou em Macedo de Cavaleiros onde respondeu às declarações do socialista Pedro Adão e Silva, que sugeriu o nome de Manuela Ferreira Leite para Belém.
- 1:43
Marcelo Rebelo de Sousa e Santana Lopes admitem ter o perfil apontado por Cavaco
O perfil que o Presidente da República desenhou para o sucessor já foi aceite por dois dos pré-candidatos. Marcelo Rebelo de Sousa e Pedro Santana Lopes dizem que o fato lhes fica à medida. Já Freitas do Amaral, antigo candidato a Belém, veio criticar a iniciativa do Presidente.
- 1:44
Santana e Vitorino comentam considerações de Cavaco sobre o próximo Presidente
António Vitorino e Pedro Santana Lopes são dois nomes apontados como possíveis candidatos às Presidenciais de 2016. Os dois comentadores reagiram, no espaço de debate que têm na SIC Notícias, ao que Cavaco Silva escreveu sobre o próximo Presidente. Vitorino considera que a política externa não será para os portugueses o mais relevante. Já Santana Lopes diz que Cavaco estava a referir-se a Durão Barroso e que teve o mérito de fazer com que Marcelo Rebelo de Sousa assumisse a candidatura.
-
Marcelo considera Manuela Ferreira Leite "boa candidata" às presidenciais
O professor universitário e antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa afirmou hoje, na Guarda, que a ex-líder social-democrata Manuela Ferreira Leite é "uma boa candidata" às eleições presidenciais.
Na Homepage
- 1:42
-
"It's a boy!" Já nasceu o filho de Kate e William
Já nasceu o mais novo membro da família real britânica. É um menino, pesa 3,800 kg e o nome será revelado "em devido tempo".
23.04.2018 às 13h05
- 2:31
Ministro demorou quase dois anos a aprovar uma auditoria à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
O Ministro do Trabalho e da Segurança Social demorou quase dois anos a aprovar uma auditoria feita à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que aponta para irregularidades na contratação de fornecedores. Vieira da Silva desvaloriza a demora e desmente ter deixado o relatório na gaveta.
23.04.2018 às 15h24
- 2:13
Duas equipas de mergulhadores nas buscas pelo pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 13h59
- 1:45
Instituto de Socorros a Náufragos recebeu 30 viaturas para patrulhar as praias
23.04.2018 às 15h23
-
-
-
Portugal mantém 3.ª maior dívida pública da União Europeia
Portugal mantém a terceira maior dívida pública da União Europeia (UE), apesar de esta ter baixado, em 2017, para os 125,7% do PIB, face ao ano anterior, segundo o Eurostat.
23.04.2018 às 10h30
-
-
Capitalização da CGD eleva défice português para 2.º maior da UE em 2017
23.04.2018 às 11h07
-
Presidente angolano exonera embaixador em Lisboa
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje José Marcos Barrica do cargo de embaixador da República de Angola em Portugal, não tendo avançado oficialmente qualquer nome para o suceder.
23.04.2018 às 14h10
-
- 2:20
Greve na EMEF ameaça suprimir viagens e encerrar linhas no Metro do Porto
23.04.2018 às 14h12
-
Vento forte no aeroporto da Madeira cancela três voos e obriga ao desvio de outros nove
O vento forte que se faz sentir hoje no aeroporto da Madeira já cancelou três voos previstos e obrigou ainda ao desvio de outros nove aviões para diferentes destinos, informou fonte da estrutura.
23.04.2018 às 14h37
- 1:11
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
-
Pelo menos 20 mortos e 30 feridos em bombardeamento aéreo saudita no Iémen
23.04.2018 às 10h50
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15