sicnot

Perfil

País

Terreno da antiga Feira Popular de Lisboa em "pré-anúncio" de venda

O terreno da antiga Feira Popular de Lisboa, com uma área de construção de 143 mil metros quadrados, foi hoje colocado em "pré-anúncio" de venda na internet, para fomentar o interesse dos investidores, segundo um diretor municipal.

SIC/Arquivo

SIC/Arquivo

SIC

"O que estamos a fazer é um pré-anúncio apenas com a referência do terreno, da área e da localização, de modo a que haja mais interessados", afirmou o diretor do Departamento de Política de Solos e Valorização Patrimonial da Câmara de Lisboa, António Furtado, em declarações à agência Lusa.

O município colocou hoje no 'site' cidadedeoportunidades.cm-lisboa.pt informações sobre o terreno, localizado em Entrecampos, abrangendo as avenidas das Forças Armadas, da República e 5 de Outubro.

De acordo com a publicação, feita em inglês, "esta é a mais recente grande oportunidade de efetuar um negócio imobiliário no centro de Lisboa".

"Temos a clara sensação de que não será coisa para um pequeno ou médio investidor, mas para grandes investidores", daí a necessidade de "penetração no mercado internacional", justificou António Furtado.

Ainda assim, o responsável frisou que "não há data nem preço" definidos para a hasta pública na qual vai ser vendido o terreno, já que as condições terão de "ser aprovadas pelos órgãos municipais [Câmara e Assembleia Municipal] e depois objeto de publicação".

Na informação divulgada, são apresentados como possíveis usos a habitação, o comércio, os serviços e a hotelaria.

Porém, dada a sua dimensão, o terreno "poderia consagrar todos estes usos e não apenas um", sublinhou o diretor do Departamento de Política de Solos e Valorização Patrimonial.

Paralelamente à descrição do espaço, foi publicado um vídeo promocional que mostra imagens de zonas da cidade como a baixa pombalina, o Marquês de Pombal, a Avenida Fontes Pereira de Melo e o terreno em si, atualmente desocupado.

No vídeo, é também indicado que este espaço se encontra a "cinco minutos do aeroporto" da capital.

Na apresentação do orçamento para 2015, feita em novembro do ano passado, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), anunciou que a autarquia pretendia alienar os terrenos da antiga Feira Popular durante este ano.

Em março de 2014, a Assembleia Municipal de Lisboa autorizou a Câmara a pagar cerca de 101 milhões de euros à empresa Bragaparques para a aquisição dos terrenos da antiga Feira Popular e do Parque Mayer.

Na origem deste processo está a permuta, há uma década, de parte dos terrenos da antiga Feira Popular (então propriedade municipal) pelos do Parque Mayer (que pertenciam à Bragaparques).

O negócio envolveu ainda a venda em hasta pública do lote restante da Feira Popular à Bragaparques, depois de a empresa ter exercido o direito de preferência, passando a deter a totalidade do espaço.

A Feira Popular abriu para a sua última temporada a 28 de março de 2003. Em outubro desse ano fechou portas e, segundo o projeto da Bragaparques, deveria ter-se seguido a construção de um empreendimento com cerca de 700 habitações, comércio e serviços.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

    Em atualização

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.