sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva encontra-se pela primeira vez com François Hollande

O Presidente da República vai encontrar-se pela primeira vez, na terça-feira, com o homólogo francês, François Hollande, no Palácio do Eliseu, em Paris, numa visita em que também se reunirá com duas dezenas de empresários e investidores franceses.

LUSA

Fonte da Presidência da República informou hoje que entre os empresários estarão presidentes de comissões executivas (CEO) de várias empresas, entre as quais a Altice, cujo grupo vai comprar a PT Portugal.

Representantes de setores como o automóvel, aeronáutica, transportes, banca, área financeira, tratamento de resíduos ou distribuição de vinhos também se reunirão com Aníbal Cavaco Silva na próxima terça-feira num pequeno-almoço de trabalho na capital francesa.

A deslocação do Presidente da República a Paris, cujo objetivo é o estreitamento de relações entre Portugal e França, inicia-se na segunda-feira na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a primeira visita oficial de um chefe de Estado português à OCDE.

Cavaco Silva vai encontrar-se com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, participa num seminário com peritos desta organização e numa reunião com membros do conselho, o órgão mais importante da OCDE.

No final, o Presidente da República português e o secretário-geral da OCDE farão declarações conjuntas à imprensa.

Ainda na segunda-feira ao fim do dia, Cavaco Silva encontra-se com portugueses que residem em França entre os quais eleitos locais, presidentes de associações empresariais e os deputados eleitos pelo círculo da Europa Paulo Pisco (PS) e Carlos Alberto Gonçalves (PSD). 

Cavaco Silva fará uma intervenção durante o encontro com os representantes da comunidade portuguesa em França, onde reside mais de um milhão de lusodescendentes. 

Quanto ao encontro com o presidente francês François Hollande, na terça-feira, a mesma fonte da Presidência portuguesa adiantou que serão tratados assuntos da agenda bilateral e internacional.

Ainda antes do encontro com o Presidente francês, Cavaco Silva visita a delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

Nesta deslocação a Paris do Presidente da República o Governo português estará representado pelos secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.


Lusa
  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.