sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva encontra-se pela primeira vez com François Hollande

O Presidente da República vai encontrar-se pela primeira vez, na terça-feira, com o homólogo francês, François Hollande, no Palácio do Eliseu, em Paris, numa visita em que também se reunirá com duas dezenas de empresários e investidores franceses.

LUSA

Fonte da Presidência da República informou hoje que entre os empresários estarão presidentes de comissões executivas (CEO) de várias empresas, entre as quais a Altice, cujo grupo vai comprar a PT Portugal.

Representantes de setores como o automóvel, aeronáutica, transportes, banca, área financeira, tratamento de resíduos ou distribuição de vinhos também se reunirão com Aníbal Cavaco Silva na próxima terça-feira num pequeno-almoço de trabalho na capital francesa.

A deslocação do Presidente da República a Paris, cujo objetivo é o estreitamento de relações entre Portugal e França, inicia-se na segunda-feira na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a primeira visita oficial de um chefe de Estado português à OCDE.

Cavaco Silva vai encontrar-se com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, participa num seminário com peritos desta organização e numa reunião com membros do conselho, o órgão mais importante da OCDE.

No final, o Presidente da República português e o secretário-geral da OCDE farão declarações conjuntas à imprensa.

Ainda na segunda-feira ao fim do dia, Cavaco Silva encontra-se com portugueses que residem em França entre os quais eleitos locais, presidentes de associações empresariais e os deputados eleitos pelo círculo da Europa Paulo Pisco (PS) e Carlos Alberto Gonçalves (PSD). 

Cavaco Silva fará uma intervenção durante o encontro com os representantes da comunidade portuguesa em França, onde reside mais de um milhão de lusodescendentes. 

Quanto ao encontro com o presidente francês François Hollande, na terça-feira, a mesma fonte da Presidência portuguesa adiantou que serão tratados assuntos da agenda bilateral e internacional.

Ainda antes do encontro com o Presidente francês, Cavaco Silva visita a delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

Nesta deslocação a Paris do Presidente da República o Governo português estará representado pelos secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.


Lusa
  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Incêndio num estádio em Xangai destrói parte da bancada

    Mundo

    O Estádio Hongkou da equipa chinesa Shanghai Shenhua foi atingido esta terça-feira por um incêndio que acabou por danificar parte da bancada e algumas salas no interior da infraestrutura. Para o local, foi enviada uma equipa de bombeiros que conseguiu controlar as chamas.