sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva encontra-se pela primeira vez com François Hollande

O Presidente da República vai encontrar-se pela primeira vez, na terça-feira, com o homólogo francês, François Hollande, no Palácio do Eliseu, em Paris, numa visita em que também se reunirá com duas dezenas de empresários e investidores franceses.

LUSA

Fonte da Presidência da República informou hoje que entre os empresários estarão presidentes de comissões executivas (CEO) de várias empresas, entre as quais a Altice, cujo grupo vai comprar a PT Portugal.

Representantes de setores como o automóvel, aeronáutica, transportes, banca, área financeira, tratamento de resíduos ou distribuição de vinhos também se reunirão com Aníbal Cavaco Silva na próxima terça-feira num pequeno-almoço de trabalho na capital francesa.

A deslocação do Presidente da República a Paris, cujo objetivo é o estreitamento de relações entre Portugal e França, inicia-se na segunda-feira na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a primeira visita oficial de um chefe de Estado português à OCDE.

Cavaco Silva vai encontrar-se com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, participa num seminário com peritos desta organização e numa reunião com membros do conselho, o órgão mais importante da OCDE.

No final, o Presidente da República português e o secretário-geral da OCDE farão declarações conjuntas à imprensa.

Ainda na segunda-feira ao fim do dia, Cavaco Silva encontra-se com portugueses que residem em França entre os quais eleitos locais, presidentes de associações empresariais e os deputados eleitos pelo círculo da Europa Paulo Pisco (PS) e Carlos Alberto Gonçalves (PSD). 

Cavaco Silva fará uma intervenção durante o encontro com os representantes da comunidade portuguesa em França, onde reside mais de um milhão de lusodescendentes. 

Quanto ao encontro com o presidente francês François Hollande, na terça-feira, a mesma fonte da Presidência portuguesa adiantou que serão tratados assuntos da agenda bilateral e internacional.

Ainda antes do encontro com o Presidente francês, Cavaco Silva visita a delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

Nesta deslocação a Paris do Presidente da República o Governo português estará representado pelos secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.


Lusa
  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC