sicnot

Perfil

País

Cavaco Silva encontra-se pela primeira vez com François Hollande

O Presidente da República vai encontrar-se pela primeira vez, na terça-feira, com o homólogo francês, François Hollande, no Palácio do Eliseu, em Paris, numa visita em que também se reunirá com duas dezenas de empresários e investidores franceses.

LUSA

Fonte da Presidência da República informou hoje que entre os empresários estarão presidentes de comissões executivas (CEO) de várias empresas, entre as quais a Altice, cujo grupo vai comprar a PT Portugal.

Representantes de setores como o automóvel, aeronáutica, transportes, banca, área financeira, tratamento de resíduos ou distribuição de vinhos também se reunirão com Aníbal Cavaco Silva na próxima terça-feira num pequeno-almoço de trabalho na capital francesa.

A deslocação do Presidente da República a Paris, cujo objetivo é o estreitamento de relações entre Portugal e França, inicia-se na segunda-feira na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a primeira visita oficial de um chefe de Estado português à OCDE.

Cavaco Silva vai encontrar-se com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, participa num seminário com peritos desta organização e numa reunião com membros do conselho, o órgão mais importante da OCDE.

No final, o Presidente da República português e o secretário-geral da OCDE farão declarações conjuntas à imprensa.

Ainda na segunda-feira ao fim do dia, Cavaco Silva encontra-se com portugueses que residem em França entre os quais eleitos locais, presidentes de associações empresariais e os deputados eleitos pelo círculo da Europa Paulo Pisco (PS) e Carlos Alberto Gonçalves (PSD). 

Cavaco Silva fará uma intervenção durante o encontro com os representantes da comunidade portuguesa em França, onde reside mais de um milhão de lusodescendentes. 

Quanto ao encontro com o presidente francês François Hollande, na terça-feira, a mesma fonte da Presidência portuguesa adiantou que serão tratados assuntos da agenda bilateral e internacional.

Ainda antes do encontro com o Presidente francês, Cavaco Silva visita a delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

Nesta deslocação a Paris do Presidente da República o Governo português estará representado pelos secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.


Lusa
  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.