sicnot

Perfil

País

Telecomunicações lideram queixas à Deco há mais de uma década

A Deco recebeu quase 550 mil queixas de consumidores no ano passado, mais 9,5% do que em 2013, e o setor das telecomunicações voltou a liderar as reclamações pelo 12.º ano consecutivo.

Dos 549.209 contactos à Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor feitos no ano passado, que resultaram em quase 19 mil processos de mediação e incluíram mais de 3.500 denúncias, os setores mais reclamados pelos consumidores foram, além das telecomunicações, a compra e venda, os serviços de interesse geral, banca e seguros.

A grande novidade, disse ironicamente Ana Tapadinhas, da Deco, é a posição das telecomunicações na lista de queixas, que há mais de uma década são o setor mais reclamado, registando em 2014 quase 60 mil reclamações, a maioria devido a dupla faturação, práticas agressivas ou enganosas dos comerciais, publicidade enganosa e a fidelização.

No ano passado, e ao contrário de 2013, o segundo setor mais reclamado foi o da compra e venda (28 mil queixas), em especial por causa das vendas 'online', à distância e porta a porta, quando no ano anterior tinha sido o setor dos serviços de interesse geral, que agora passou para terceiro lugar.

Nos serviços de interesse geral, num total de quase 27 mil queixas, os mais reclamados foram os associados ao fornecimento de energia, a mudança de comercializador de energia, nomeadamente prazos para a mudança, dupla faturação e práticas enganosas e fraude nos contadores.

A banca foi motivo de 26 mil queixas, das quais 2.753 de clientes do BES lesados, tendo a Deco interposto duas ações judiciais, para exigir que os consumidores sejam indemnizados das perdas. 

As estatísticas da Deco foram divulgadas nas vésperas do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se celebra a 15 de março.

Lusa

  • Deco alerta para abusos nas telecomunicações
    2:15

    País

    A Deco alerta para abusos das empresas de telecomunicações e já entregou no Ministério da Economia o pedido de alterações das leis. Só no ano passado esta entidade recebeu 5 mil pedidos de ajuda nesta área.

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.