sicnot

Perfil

País

Tribunal da Relação do Porto manda extraditar terrorista espanhol

O Tribunal da Relação do Porto decidiu hoje extraditar o suposto terrorista espanhol, detido na quarta-feira no aeroporto Francisco Sá Carneiro, dando assim cumprimento ao mandado internacional emitido pelas autoridades espanholas.

Hector José Naya Gil de 33 anos, não se opôs à decisão.

O membro da Resistência Galega foi condenado em Espanha a 11 anos de prisão (cinco anos por "participação em organização terrorista" e seis anos por "colocação de artefactos explosivos com fins terroristas"), de acordo com uma sentença da Audiencia Nacional, de 5 de dezembro de 2014.

Com Lusa

  • Homem detido no aeroporto do Porto condenado por falsificação de documento
    0:43

    País

    Foi hoje condenado o alegado terrorista espanhol detido ontem no aeroporto Francisco Sá Carneiro com um passaporte falso. O tribunal da Maia considerou-o culpado do crime de falsificação de documento, um crime que o próprio confessou. Hector Naya Gil vai agora ser presente ao tribunal da Relação do Porto para ser extraditado para Espanha onde deverá cumprir uma pena de 11 anos de prisão por envolvimento em organização e acções terroristas. O homem de 33 anos tentou usar o passaporte falso para fugir para a Venezuela e aí pedir asilo político, como confirmou esta tarde a advogada.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.