sicnot

Perfil

País

Revista Orpheu celebra 100 anos

O primeiro número da revista Orpheu foi publicado há cem anos. A revista literária foi criada por Fernando Pessoa e por Mário de Sá-Carneiro e marcou o início do Modernismo em Portugal. Foi publicada em março de 1915 e apenas teve dois números por causa da falta de financiamento e do escândalo que provocou na época. Além de Pessoa e Sá-Carneiro, a Orpheu juntou nomes como Almada Negreiros e do artista plástico Santa Rita Pintor. Dela nasceu a também Geração d'Orpheu que incluiu nomes como António Ferro e Amadeo de Souza-Cardoso. A criação de Orpheu foi um dos primeiros momentos de afirmação das vanguardas modernistas em Portugal.

Arquivo SIC

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07