sicnot

Perfil

País

Passos encontra-se hoje com o imperador e o primeiro-ministro do Japão

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, encontra-se hoje em Tóquio com o imperador e o primeiro-ministro do Japão, num dia também dedicado aos objetivos de captação de investimento da visita.

MIGUEL A. LOPES/ LUSA

O segundo de três dias de visita oficial ao Japão é aquele que tem a agenda mais preenchida, iniciando-se às 08:00 locais (menos nove horas em Lisboa) com um pequeno-almoço de trabalho na Keudanren, a associação empresarial japonesa.

Ainda no capítulo da captação de investimento, Passos Coelho encontrar-se-á com o presidente da Jetro, a congénere japonesa da AICEP, a agência para o investimento, estando prevista a assinatura de um acordo de cooperação entre as duas entidades.

O primeiro-ministro assumiu na quinta-feira que a visita pretende explorar as potencialidades económicas do relacionamento entre os dois países, que comemorou recentemente os 470 anos de relações diplomáticas. 

"Fomos das primeiras economias da Europa a registar algumas parcerias com empresas japonesas, mas também é verdade que nas últimas dezenas de anos, em que estivemos mais voltados para os mercados europeus, acabámos por perder um bocadinho esse balanço. Acho que estamos em altura de o retomar", afirmou Pedro Passos Coelho aos jornalistas na quinta-feira.

Na primeira visita de um chefe de Governo português ao Japão nos últimos 25 anos, o primeiro-ministro português encontra-se com o imperador no Palácio Imperial de Tóquio, e é recebido pelo primeiro-ministro japonês.

O programa do segundo dia de visita inclui ainda encontros do primeiro-ministro com responsáveis da Associação Luso-Nipónica, e do grupo parlamentar de amizade Portugal-Japão.

A visita de Passos Coelho ao Japão é a reposta a um convite feito em Lisboa no ano passado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na primeira ocasião em que um líder de executivo nipónico se deslocou a Portugal.

Acompanham o primeiro-ministro na viagem, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o ministro da Economia, António Pires de Lima, o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.


Lusa

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.