sicnot

Perfil

País

Ministério da Justiça desmente que taxa de reincidência dos pedófilos seja de 18%

A taxa de reincidência dos abusadores de menores em Portugal será de 18% e não de 80%, como avançou a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, mais do que uma vez. O Ministério da Justiça já veio desmentir a notícia, ainda que os números revelados pelo semanário sejam de um organismo tutelado pela ministra.

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz. (Arquivo)

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

A revelação é feita pelo Expresso deste sábado, com base nos dados da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. 

A confirmar-se que a taxa de reincidência dos pedófilos é de 18%, o valor fica muito abaixo do invocado por Paula Teixeira da Cruz várias vezes.

Esta taxa tem sido o motivo do Governo para justificar a criação da polémica lista nacional de agressores sexuais de crianças, que deverá conter mais de 2500 nomes de abusadores condenados nos últimos 10 anos, sendo esta uma lei com efeitos retroativos.
  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.