sicnot

Perfil

País

Ministério da Justiça desmente que taxa de reincidência dos pedófilos seja de 18%

A taxa de reincidência dos abusadores de menores em Portugal será de 18% e não de 80%, como avançou a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, mais do que uma vez. O Ministério da Justiça já veio desmentir a notícia, ainda que os números revelados pelo semanário sejam de um organismo tutelado pela ministra.

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz. (Arquivo)

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

A revelação é feita pelo Expresso deste sábado, com base nos dados da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. 

A confirmar-se que a taxa de reincidência dos pedófilos é de 18%, o valor fica muito abaixo do invocado por Paula Teixeira da Cruz várias vezes.

Esta taxa tem sido o motivo do Governo para justificar a criação da polémica lista nacional de agressores sexuais de crianças, que deverá conter mais de 2500 nomes de abusadores condenados nos últimos 10 anos, sendo esta uma lei com efeitos retroativos.
  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.