sicnot

Perfil

País

Ministério da Justiça desmente que taxa de reincidência dos pedófilos seja de 18%

A taxa de reincidência dos abusadores de menores em Portugal será de 18% e não de 80%, como avançou a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, mais do que uma vez. O Ministério da Justiça já veio desmentir a notícia, ainda que os números revelados pelo semanário sejam de um organismo tutelado pela ministra.

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz. (Arquivo)

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

A revelação é feita pelo Expresso deste sábado, com base nos dados da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. 

A confirmar-se que a taxa de reincidência dos pedófilos é de 18%, o valor fica muito abaixo do invocado por Paula Teixeira da Cruz várias vezes.

Esta taxa tem sido o motivo do Governo para justificar a criação da polémica lista nacional de agressores sexuais de crianças, que deverá conter mais de 2500 nomes de abusadores condenados nos últimos 10 anos, sendo esta uma lei com efeitos retroativos.
  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43