sicnot

Perfil

País

Violência doméstica e furtos por carteirista aumentam em 2014

A violência doméstica, o furto por oportunidade e o furto por carteirista foram os crimes que mais subiram em 2014, de acordo com uma primeira apresentação do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), hoje feita em Lisboa.

EPA

O relatório é marcado pela descida geral da criminalidade, em 6,7 por cento, mas nele destacam-se ainda algumas outras subidas, como os casos de delinquência juvenil, que subiram 23,4 por cento.

Segundo a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, a violência doméstica registou 22.959 participações, o que representa uma subida de 0,1 por cento.

O furto por carteirista aumentou 36 por cento e o furto por oportunidade (alguém deixar um objeto esquecido em algum lugar, por exemplo) aumentou 9,2 por cento.

Na delinquência juvenil, registaram-se mais 453 casos, num universo de 2.393 situações, e a criminalidade informática também subiu, embora segundo Helena Fazenda não de forma significativa. 

Os números também "não são preocupantes" no caso do terrorismo, disse.

Em termos gerais, afiançou Helena Fazenda, os portugueses não têm razões para aumentar o sentimento de insegurança, visto que a criminalidade geral e a criminalidade violenta têm vindo a descer.

O relatório completo será apresentado na terça-feira.


Lusa
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Duas pessoas alvejadas devido a disputa de linha de água em Cabeceiras de Basto
    1:23

    País

    Duas pessoas foram alvejadas por causa de uma disputa de uma linha de água, esta terça-feira, em Cabeceiras de Basto. O suspeito escondeu-se num barracão, mas acabou por ser detido pela GNR. As vítimas sofreram ferimentos ligeiros no braço e no peito. O tenente André Rodrigues, do Comando de Braga, revelou que os disparos foram feitos com uma caçadeira.

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.