sicnot

Perfil

País

ASAE apreendeu 324 mil litros de vinho

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 324 mil litros de vinho tinto e licoroso no âmbito da operação "Doce Cepa", realizada nas últimas duas semanas, anunciou hoje o organismo.

O valor aproximado do produto apreendido na operação, que incidiu no circuito de produção e comercialização de vinhos, ronda os 66.000 euros, lê-se num comunicado da ASAE.

A ação de fiscalização foi desencadeada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal em vários locais portugueses, depois de se verificar que o operador de um estabelecimento de restauração e bebidas em Sines colocava vinho designado como "tipo moscatel" em garrafões de cinco litros e reaproveitando as garrafas de marcas registadas verdadeiras servi-as diretamente ao consumidor final.

Na operação verificou-se que o vinho era proveniente de um produtor de Arruda dos Vinhos e era comercializado e faturado como "vinho adamado" por um armazenista de Álcacer do Sal, acrescenta o documento.

Os vinhos apresentavam ainda caraterísticas licorosas anormais, pelo que foram classificados como alimentos avariados e com falta de requisitos, tendo sido instaurados processos-crime por produção, detenção e venda de produtos vitivinícolas anormais e fraude sobre mercadorias.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Descarrilamento de comboio na Índia faz quase 40 mortos
    1:15

    Mundo

    Quase 40 pessoas perderam a vida e mais de 50 ficaram feridas, algumas em estado muito grave, num descarrilamento, no estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia. O acidente aconteceu às de sábado e a esta hora as equipas de socorro ainda procuram cadáveres por entre os escombros do que resta do comboio.