sicnot

Perfil

País

PSD conquista a 11ª maioria absoluta na Madeira

O PSD conquistou este domingo a sua 11.ª maioria absoluta consecutiva nas eleições legislativas regionais da Madeira, as primeiras sem Alberto João Jardim.

O PSD/Madeira, liderado por Miguel Albuquerque, alcançou 44,33% dos votos e 24 dos 47 deputados eleitos, menos um do que nas últimas eleições.

O PSD/Madeira, liderado por Miguel Albuquerque, alcançou 44,33% dos votos e 24 dos 47 deputados eleitos, menos um do que nas últimas eleições.

HOMEM DE GOUVEIA / Lusa

O PSD/Madeira, liderado por Miguel Albuquerque, alcançou 44,33% dos votos e 24 dos 47 deputados eleitos, menos um do que nas últimas eleições.

Na segunda posição ficou o CDS-PP, com 13,69% e 7 mandatos, seguido pela coligação Mudança, liderada pelo PS, com 11,41% e 6 mandatos.

Na quarta posição, surge o movimento Juntos Pelo Povo, com 10,34% e 5 mandatos, seguido pela CDU, com 5,54% e 2 mandatos. Depois, o Bloco de Esquerda, com 3,80% das intenções de voto e também 2 mandatos, e o Partido Nova Democracia, com 2,05% e um deputado eleito.

No oitavo lugar, e já sem qualquer mandato, o PCTP/MRPP, com 1,69%, seguido pelo Movimento Alternativa Socialista, com 1,34%. Nas últimas duas posições, ficaram o PNR, com 0,82%, e a Plataforma de Cidadãos, com 0,71%.

A abstenção ficou nos 50,28%.
  • CDS mantém-se como segunda força política na Madeira
    1:03

    País

    O líder do CDS-PP na Madeira reconhece que falhou o objetivo de retirar a maioria absoluta ao PSD local. José Manuel Rodrigues realça, no entanto, que, apesar de ter perdido votos, o CDS conseguiu manter-se como a segunda força política no arquipélago.

  • "A renovação efetuada deu os seus frutos"
    1:34

    País

    Miguel Albuquerque conseguiu a vitória com maioria absoluta nas eleições da Madeira, realizadas este domingo. O novo presidente do Governo regional da Madeira diz que esta foi a vitória da renovação que os eleitores perceberam e insistiu que é um novo ciclo que quer liderar, rejeitando uma política de populismos extremistas.

  • Movimento Juntos Pelo Povo foi a surpresa da noite eleitoral na Madeira
    1:49

    País

    A noite eleitoral na Madeira gerou algumas surpresas. A CDU obteve um resultado histórico e ficou a apenas 5 votos de eleger o 3º deputado. O Bloco de Esquerda (BE) regressou ao Parlamento madeirense e com 2 mandatos. A Nova Democracia (PND) manteve o deputado que já tinha. O grande destaque vai para o Partido Juntos pelo Povo (JPP), que se estreou nas eleições deste domingo e obteve um resultado surpreendente, tornando-se na 4ª força política da Madeira. Pelo JPP falou Élvio Sousa, pela CDU discursou Edgar Silva, pelo BE interveio Roberto Almada e pelo PND falou Gil Canha.

  • Miguel Albuquerque quer diálogo firme com a República
    1:40

    País

    Miguel Albuquerque ganhou as eleições regionais da Madeira com maioria absoluta. O novo presidente do Governo regional prometeu um diálogo firme com a República e diz que a Madeira é uma parte de Portugal que não pode ser descriminada. Albuquerque disse ainda que conta com todas as forças polticas para iniciar um novo ciclo no arquipélago.

  • O afastamento político e pessoal de Jardim e Albuquerque
    3:11

    País

    As eleições regionais da Madeira marcam em definitivo o adeus de Alberto João Jardim ao Governo a que presidiu durante quase 40 anos. O sucessor que se perfila para a Quinta Vigia foi outrora apontado como delfim do presidente do Governo regional. O afastamento político dos dois homens tornou-se também num afastamento pessoal e Jardim nunca perdoou a Albuquerque ter sido o primeiro e único militante do PSD-Madeira a desafiá-lo, em eleições internas.

  • Líder do PS-Madeira apresenta demissão
    1:17

    País

    O líder do PS-Madeira apresentou a demissão, perante a derrota da Coligação Mudança nas eleições regionais na Madeira. Com muitas críticas aos partidos que não quiseram integrar a coligação, Victor Freitas disse, no entanto, que, como rosto da candidatura, assume a responsabilidade pelo resultado.

  • PS reconhece derrota na Madeira mas retira significado nacional
    0:41

    País

    O Partido Socialista reconheceu a derrota na Madeira, mas recusou fazer qualquer tipo de leitura em termos nacionais. O porta-voz do Secretariado Nacional, Porfírio Silva, disse, aliás, acreditar que, na região autonóma, será possível agora haver mais e melhores entendimentos partidários com Miguel Albuquerque.

  • O perfil de Miguel Albuquerque
    2:25

    País

    Miguel Albuquerque é mais conhecido por ter sido durante quase 20 anos presidente da Câmara do Funchal. O homem que sucede a Alberto João Jardim sempre foi considerado como um dos críticos do líder do PSD-Madeira.

  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois
    1:42

    Crise no Sporting

    A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

  • Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"
    1:59

    Crise no Sporting

    O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36
  • Aprovadas mudanças no acesso ao ensino superior

    País

    O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, bem como os princípios orientadores da avaliação, voltando a nota de Educação Física a contar para a média de acesso ao ensino superior. No caso dos alunos do ensino profissional, são eliminados requisitos considerados discriminatórios no acesso ao ensino superior.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC