sicnot

Perfil

País

Segunda recontagem devolve maioria absoluta ao PSD na Madeira

A Comissão Nacional de Eleições confirmou esta terça-feira que o PSD conquistou maioria absoluta nas eleições regionais na Madeira.

TIAGO PETINGA

Durante a tarde, decorreu a primeira contagem de votos, pedida pela CDU, que reclamava mais um deputado. Depois dessa contagem, a Comissão Nacional de Eleições anunciava que o PSD tinha perdido a maioria absoluta. 

A CDU cantou vitória, o PSD anunciou que ia recorrer ao Tribunal Constitucional e chegou mesmo a ser publicado um edital com estes resultados. 

Algum tempo depois, a Assembleia de Apuramento das Legislativas detetou que afinal havia um erro: a votação de Porto Santo não tinha sido incluída para a atribuição de mandatos. 

Foi necessário fazer nova recontagem e, por volta das 22:00, foi anunciado o resultado: o PSD reconquistou a maioria absoluta duas horas depois de a ter perdido. 

A Comissão Nacional de Eleições lamentou a confusão e disse que se tratou apenas de um erro informático. A CDU não se conforma e vai recorrer ao Tribunal Constitucional para pedir uma recontagem total dos votos.
  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira