sicnot

Perfil

País

Segunda recontagem devolve maioria absoluta ao PSD na Madeira

A Comissão Nacional de Eleições confirmou esta terça-feira que o PSD conquistou maioria absoluta nas eleições regionais na Madeira.

TIAGO PETINGA

Durante a tarde, decorreu a primeira contagem de votos, pedida pela CDU, que reclamava mais um deputado. Depois dessa contagem, a Comissão Nacional de Eleições anunciava que o PSD tinha perdido a maioria absoluta. 

A CDU cantou vitória, o PSD anunciou que ia recorrer ao Tribunal Constitucional e chegou mesmo a ser publicado um edital com estes resultados. 

Algum tempo depois, a Assembleia de Apuramento das Legislativas detetou que afinal havia um erro: a votação de Porto Santo não tinha sido incluída para a atribuição de mandatos. 

Foi necessário fazer nova recontagem e, por volta das 22:00, foi anunciado o resultado: o PSD reconquistou a maioria absoluta duas horas depois de a ter perdido. 

A Comissão Nacional de Eleições lamentou a confusão e disse que se tratou apenas de um erro informático. A CDU não se conforma e vai recorrer ao Tribunal Constitucional para pedir uma recontagem total dos votos.