sicnot

Perfil

País

ASAE deteve oito pessoas e apreendeu 400 quilos de carne de abate clandestino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que deteve oito pessoas, apreendeu cerca de 400 quilos de carne e 92 animais vivos, em ações contra o abate clandestino realizadas no primeiro trimestre do ano.

(Arquivo)

(Arquivo)

De acordo com um comunicado divulgado hoje pela ASAE, as ações, a nível nacional, visaram combater os riscos associados ao consumo de carne vinda de estabelecimentos não licenciados e destinada a entrar no circuito comercial para consumo público. 

Acrescenta que foram fiscalizados diversos tipos de operadores económicos no país, nomeadamente estabelecimentos de restauração e bebidas, mercados municipais, talhos, entrepostos pecuários e veículos ligados a abate clandestino de animais.

A ASAE indica que, dos 400 quilos de carne apreendidos, 35 eram carcaças de cabrito e ovinos.

Os 92 animais vivos apreendidos eram 37 leitões, 28 ovinos, 16 cabritos, sete porcos e quatro bovinos. 

Foi ainda apreendida uma arma para abate de animais de grande porte e 41 cartuchos, outros utensílios utilizados no abate de animais, como facas e cutelos, bem como instrumento de pesagem, alicates, e tesouras.

A autoridade alimentar apreendeu ainda material utilizado para identificação de animais, como carimbos, chips, brincos e alicates.

A ASAE sublinha que este balanço do trimestre foi anunciado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde 2015, celebrado na terça-feira, dedicado este ano à segurança alimentar.

Lusa

  • ASAE apreendeu 324 mil litros de vinho

    País

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 324 mil litros de vinho tinto e licoroso no âmbito da operação "Doce Cepa", realizada nas últimas duas semanas, anunciou hoje o organismo.

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.