sicnot

Perfil

País

Freitas do Amaral critica "ideias malucas" de Merkel

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral criticou hoje "as ideias malucas" da chanceler alemã Angela Merkel, considerando que estão a levar a Europa para o "abismo".

1981 - Diogo Freitas do Amaral é eleito presidente da União Europeia das Democracias Cristãs.

1981 - Diogo Freitas do Amaral é eleito presidente da União Europeia das Democracias Cristãs.

(AP/ Arquivo)

"A senhora Merkel tem algumas ideias malucas", exclamou Freitas do Amaral durante uma conferência que proferiu no âmbito do Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade que está a decorrer em Fafe.

Freitas do Amaral criticou a política alemã no conflito ucraniano, mas também, como admitiu à Lusa no final da conferência, o "neoliberalismo como receita para os problemas económicos e sociais de toda a Europa".

 "A Europa está a caminho do precipício pela mão da chanceler Merkel e daqueles que a apoiam", declarou.

Para o antigo líder do CDS, o neoliberalismo "é uma ideia destituída de qualquer fundamento económico ou social", tendo referido que a chefe do governo alemão "tem sido a pessoa que tem imposto isso (políticas neoliberais) a todos os países". 

"E já não é só Portugal e a Grécia que estão a sofrer. A Espanha e a Itália estão a sofrer e a França começa a sofrer os efeitos dessa política", alertou, prosseguindo: 

"Isto não é sustentável, não vai continuar por muito mais tempo. Quanto mais cedo se der a volta e se adotar uma atitude realista com justiça e solidariedade, mais depressa sairemos do mau caminho que nos está as levar para o precipício".

O também antigo candidato presidencial alertou ainda: "Ou nós conseguimos travar essa caminhada para o abismo, voltar para trás, repensar tudo a adotar políticas de crescimento, de emprego e de solidariedade social ou ainda vamos assistir a uma grande tragédia".

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.