sicnot

Perfil

País

Trabalhadores portugueses notificados da redução de efetivos na base das Lajes

Os trabalhadores portugueses da base das Lajes, nos Açores, foram oficialmente notificados da intenção dos Estados Unidos da América de reduzir o efetivo militar e civil na infraestrutura na segunda-feira, segundo os trabalhadores.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

LIONEL CIRONNEAU / AP

"A comissão de trabalhadores recebeu uma notificação oficial do Governo norte-americano para avançar com a redução", adiantou hoje, em declarações à Lusa o presidente da Comissão Representativa dos Trabalhadores portugueses na base (CRT), Bruno Nogueira.

A notificação foi entregue na segunda-feira à noite e hoje de manhã a comissão esteve reunida com o comando norte-americano na base. 

O representante dos trabalhadores não divulgou o conteúdo do memorando, mas adiantou que foi comunicado pouco mais do que a intenção de redução.

A CRT defende que a redução deve passar em primeiro lugar pela aceitação da rescisão por mútuo acordo com os trabalhadores interessados, mas, de acordo com Bruno Nogueira, "isso ainda não está acautelado e não é dado como garantia por ninguém". 

Segundo o responsável, o número de postos a extinguir apresentado no documento continua a não ser claro, porque indica postos já extintos, mas pelas contas anteriores da Comissão Representativa dos Trabalhadores deverão ficar na base das Lajes apenas 380 dos cerca de 800 civis portugueses, o que deverá levar ao despedimento de 420 aproximadamente. 

O resultado de um inquérito realizado pelos norte-americanos sobre a intenção de rescisão por mútuo acordo com direito a indemnização, a que responderam mais de 90% dos trabalhadores portugueses, indica que 412 funcionários estão dispostos a cessar o contrato de forma voluntária e 125 estão indecisos. 

No entanto, para o presidente da CRT, estes números são "meramente indicativos" e podem "não refletir a realidade", tendo em conta que o inquérito era uma apenas "auscultação informativa não vinculativa".

"Se isso fosse garantido podia ser um passo positivo, mas não é um dado assente", frisou, alegando que muitos trabalhadores responderam "à vontade", porque sabiam que não tinham de tomar uma decisão definitiva. 

Na última reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos, que decorreu em Lisboa, a 11 de fevereiro, foi decidido que seria realizada uma reunião extraordinária, em Washington, para tratar exclusivamente da redução na base das Lajes, com ênfase para as questões laborais.

Bruno Nogueira disse que os trabalhadores esperavam que a redução avançasse não tão cedo, mas antes da nova reunião da comissão bilateral, na qual não tinham "grandes expetativas". 

A CRT tem agora 30 dias para se pronunciar sobre esta decisão, por isso vai tentar perceber se houve "desenvolvimentos" no processo negocial e tomar uma posição.

O comando norte-americano na base das Lajes deverá também promover três sessões de esclarecimento para os trabalhadores portugueses. 

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17