sicnot

Perfil

País

Quatro detidos e 22 quilogramas de heroína apreendidos pela PSP na zona de Lisboa

A polícia anunciou hoje a detenção de quatro homens e a apreensão de cerca de 22 quilogramas de heroína, avaliados em 700.000 euros, que seriam para venda na Área Metropolitana de Lisboa, e de quase 98.000 euros em dinheiro.

Arquivo LUSA

A investigação, levada a cabo pela Divisão Policial de Loures, durante cerca de um ano, permitiu deter esta semana os quatro elementos, com idades entre os 49 e os 62 anos, suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefaciente na zona do Seixal, Odivelas, Amadora e Sintra.

"Pensamos ter detido os responsáveis pela introdução e venda direta do produto estupefaciente nesses concelhos da Área Metropolitana de Lisboa e, desse ponto de vista, esta rede estará desmantelada", explicou o subintendente Resende da Silva, comandante da Divisão Policial de Loures, em conferência de imprensa no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, em Moscavide.

A heroína apreendida daria para 221.650 doses individuais, as quais, segundo o oficial, terá um valor de mercado, "numa avaliação feita por baixo, a rondar os 700.000 euros", sendo uma das maiores apreensões de heroína efetuada na área do Cometlis.

"Esta apreensão tem muita importância e já está a ter um alcance e um impacto muito grandes no sentimento de segurança da população, tendo em conta, também, toda a criminalidade associada", sublinhou o subintendente.

Resende da Silva escusou-se a revelar o país europeu de origem da droga, mas explicou que a mesma chegava a Portugal por via terrestre, através de Espanha. 

A heroína era posteriormente levada para várias casas/armazéns na Área Metropolitana de Lisboa, nas quais era preparada, saindo depois diretamente para o mercado.

No cumprimento de oito buscas domiciliárias, foi ainda possível apreender 100 doses de cocaína, 693 gramas de produto de "corte", três armas de fogo ilegais (dois revólveres e uma espingarda caçadeira, que havia sido furtada no Algarve), uma viatura, um moinho, duas balanças de precisão e vários telemóveis.

A investigação teve início na freguesia da Pontinha, concelho de Odivelas.

Os quatro suspeitos já tinham todos antecedentes criminais por tráfico de droga, desconhecendo-se qualquer atividade profissional ou alguma relação familiar entre os mesmos, de acordo com o comandante da Divisão Policial de Loures.

Os detidos vão ser hoje presentes ao Tribunal Judicial da Comarca Norte - Loures, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.


Lusa
  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38