sicnot

Perfil

País

Cavaco nomeia investigadora Elvira Fortunato presidente das comemorações do 10 de Junho

O Presidente da República nomeou hoje a investigadora Elvira Fortunato para presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, que este ano terão como sede a cidade de Lamego.

LUSA

"O Presidente da República, por despacho hoje assinado, nomeou como presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que em 2015 terão a cidade de Lamego como sede, a Prof. Doutora Elvira Maria Correia Fortunato", lê-se numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República.

A professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa vai assim suceder a Silva Peneda, que irá abandonar o cargo de presidente do Conselho Económico e Social no final do mês para ir desempenhar funções, em Bruxelas, como conselheiro especial do presidente da Comissão Europeia.

Silva Peneda esteve dois anos, 2013 e 2014, à frente da comissão organizadora das comemorações do 10 de Junho.

Em 2012, o presidente da comissão foi Sampaio da Nóvoa, que sucedeu a António Barreto, que presidiu à comissão entre 2009 e 2011.

Entre 1998 e 2008, a Comissão Organizadora das Comemorações do 10 de Junho foi presidida por João Bénard da Costa.

Lusa

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.

  • Trump acusa o procurador-geral dos EUA de ser fraco
    1:46