sicnot

Perfil

País

Cavaco nomeia investigadora Elvira Fortunato presidente das comemorações do 10 de Junho

O Presidente da República nomeou hoje a investigadora Elvira Fortunato para presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, que este ano terão como sede a cidade de Lamego.

LUSA

"O Presidente da República, por despacho hoje assinado, nomeou como presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que em 2015 terão a cidade de Lamego como sede, a Prof. Doutora Elvira Maria Correia Fortunato", lê-se numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República.

A professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa vai assim suceder a Silva Peneda, que irá abandonar o cargo de presidente do Conselho Económico e Social no final do mês para ir desempenhar funções, em Bruxelas, como conselheiro especial do presidente da Comissão Europeia.

Silva Peneda esteve dois anos, 2013 e 2014, à frente da comissão organizadora das comemorações do 10 de Junho.

Em 2012, o presidente da comissão foi Sampaio da Nóvoa, que sucedeu a António Barreto, que presidiu à comissão entre 2009 e 2011.

Entre 1998 e 2008, a Comissão Organizadora das Comemorações do 10 de Junho foi presidida por João Bénard da Costa.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.