sicnot

Perfil

País

Mário Soares diz que portugueses têm esperança num país liderado por Costa

Mário Soares diz que portugueses têm esperança num país liderado por Costa

Mário Soares diz que os portugueses têm esperança no PS. Na comemoração dos 42 anos do partido, o fundador do defendeu um país melhor, governado por António Costa.

Mário Soares subiu à tribuna de oradores do comício do 42º aniversário do PS, no pavilhão Rosa Mota, no Porto, com simpatizantes e militantes socialistas a gritarem o 'slogan' das suas campanhas presidenciais em 1986 e 1991, "Soares é fixe".

O antigo chefe de Estado e fundador do PS retorquiu: "Soares é fixe e tem 90 anos. Temos à nossa frente o secretário-geral [António Costa], que merece ser saudado".

Num discurso com cerca de 10 minutos, o fundador do PS referiu-se ao período da fundação deste partido, não esquecendo o apoio que foi dado pelos sociais-democratas alemães (SPD) então liderados por Willy Brandt, à revolução de abril de 1974 e aos primeiros anos da democracia, elogiando então Francisco Sá Carneiro, Álvaro Cunhal e Freitas do Amaral.

No pavilhão Rosa Mota, Soares fez um breve balanço sobre os 41 anos de democracia, ponto em que criticou "a infâmia" da destruição do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Soares terminou com uma mensagem em defesa do partido que fundou: "O PS é a esperança num mundo melhor, num mundo menos desigual. Viva a liberdade, viba a social-democracia, viva o socialismo, viva Portugal e o nosso líder aqui presidente", afirmou, referindo-se a António Costa, embora sem dizer o seu nome.

No primeiro discurso do comício, o líder da Federação do PS do Porto, José Luís Carneiro, fez um rasgado elogio político aos antigos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio.

José Luís Carneiro defendeu que foi o PS, com Mário Soares nas funções de primeiro-ministro, que permitiu a Portugal aderir à Comunidade Económica Europeia, "consolidando a democracia portuguesa e promovendo a devolução integral do poder à sociedade civil,".

"Lembro também que Jorge Sampaio, como Presidente da República, foi à minha terra, Baião, e fez com que duas crianças pobres passassem a poder ir à escola", referiu.

Depois, o secretário-geral da JS, João Torres, lamentou que hoje seja difícil fazer política e acreditar na política.

"Cometemos muitos erros na nossa história, mas só com o PS foi possível consolidar a democracia em Portugal. Para nós, a liberdade é o primeiro dos valores. Para nós, todas e quaisquer discriminações merecem uma guerra sem quartel", disse João Torres, num discurso em que também lembrou a ação política de José Mariano Gago, que faleceu na sexta-feira, enquanto ministro com as pastas da Ciência e Ensino Superior nos governos de António Guterres e de José Sócrates.

Com Lusa
  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03

    Mundo

    António Costa defendeu uma diplomacia pela paz. O primeiro-ministro português saiu em defesa da língua portuguesa e da presença do Brasil e da Índia no Conselho de Segurança das Nações Unidas. No discurso na Assembleia Geral da ONU, Costa salientou também o compromisso do país em relação ao multilateralismo e às questões ambientais.

  • Em Fátima só há escolas públicas no pré-escolar e 1.º ciclo
    2:48
  • "Só tive tempo de avisar o meu sogro e o meu marido e disse: corram!"
    2:17
  • Furacão Maria volta a ganhar força

    Mundo

    Apesar de ter perdido intensidade, após a passagem por Porto Rico, onde deixou um rasto de destruição, Maria voltou a ganhar força, é agora um furacão de categoria 3. Está a afetar a zona norte de Punta Cana, na República Dominicana com ventos que atingem os 90 km/há e move-se para o noroeste.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.