sicnot

Perfil

País

Jornais espanhóis também criticaram proposta para condicionar cobertura eleitoral em Portugal

Em Espanha, também houve jornais a criticar a proposta que pretendia condicionar a cobertura jornalística das campanhas eleitorais. O jornal espanhol El País publicou, esta sexta-feira, um artigo em que fala em censura à imprensa portuguesa por parte dos partidos do Governo e do PS.

politica.elpais.com/

politica.elpais.com/

O texto jornalístico disponível na versão online do El País, refere até que PSD, CDS e PS se puseram de acordo de "forma traiçoeira". O diário espanhol diz que Portugal se arrisca mesmo a não celebrar, amanhã, os 41 anos da liberdade de expressão. 

Também o diário El Mundo deu a notícia. Refere que a proposta de lei causou polémica em Portugal. Dá destaque aos 50 mil euros de multa que os órgãos de comunicação teriam que pagar em caso de incumprimento da lei, num artigo com uma fotografia de Pedro Passos Coelho como imagem de capa.
  • "Pela liberdade de informação"

    País

    Um grupo de diretores de informação de 20 órgãos de comunicação social emitiu esta sexta-feira um comunicado conjunto em defesa da liberdade de imprensa e contra o projeto que define regras para a cobertura noticiosa das eleições. Pode lê-lo abaixo, na íntegra.

  • Notícias sobre emigração eram proibidas nos tempos da censura
    1:37

    País

    A emigração esteve na ordem do dia, junto da classe política. Porque Pedro Passos Coelho disse, em tempos, que os portugueses deviam emigrar, porque a oposição criticou duramente as declarações do primeiro-ministro e porque o Governo elaborou recentemente um plano de apoio ao regresso dos emigrantes. Mais de 200 mil portugueses terão saído do país durante a vigência do atual Governo. Hoje fala-se do tema com plena abertura mas, na década de 60 e até ao final da censura, falar de emigração era praticamente tabu na imprensa portuguesa.

  • Notícias sobre greves eram proibidas na ditadura
    1:54

    País

    Portugal tem sido palco de várias greves nos transportes e noutros setores da atividade, e a greve dos pilotos da TAP é apenas o exemplo mais recente. Há 50 anos, as greves e os sindicatos eram praticamente inexistentes, e mesmo as escassas notícias sobre matéria tão sensível para o regime, eram objeto de um impiedoso escrutínio por parte da censura.

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Cada vez mais pessoas viajam no Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscosa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.