sicnot

Perfil

País

Jornais espanhóis também criticaram proposta para condicionar cobertura eleitoral em Portugal

Em Espanha, também houve jornais a criticar a proposta que pretendia condicionar a cobertura jornalística das campanhas eleitorais. O jornal espanhol El País publicou, esta sexta-feira, um artigo em que fala em censura à imprensa portuguesa por parte dos partidos do Governo e do PS.

politica.elpais.com/

politica.elpais.com/

O texto jornalístico disponível na versão online do El País, refere até que PSD, CDS e PS se puseram de acordo de "forma traiçoeira". O diário espanhol diz que Portugal se arrisca mesmo a não celebrar, amanhã, os 41 anos da liberdade de expressão. 

Também o diário El Mundo deu a notícia. Refere que a proposta de lei causou polémica em Portugal. Dá destaque aos 50 mil euros de multa que os órgãos de comunicação teriam que pagar em caso de incumprimento da lei, num artigo com uma fotografia de Pedro Passos Coelho como imagem de capa.
  • "Pela liberdade de informação"

    País

    Um grupo de diretores de informação de 20 órgãos de comunicação social emitiu esta sexta-feira um comunicado conjunto em defesa da liberdade de imprensa e contra o projeto que define regras para a cobertura noticiosa das eleições. Pode lê-lo abaixo, na íntegra.

  • Notícias sobre emigração eram proibidas nos tempos da censura
    1:37

    País

    A emigração esteve na ordem do dia, junto da classe política. Porque Pedro Passos Coelho disse, em tempos, que os portugueses deviam emigrar, porque a oposição criticou duramente as declarações do primeiro-ministro e porque o Governo elaborou recentemente um plano de apoio ao regresso dos emigrantes. Mais de 200 mil portugueses terão saído do país durante a vigência do atual Governo. Hoje fala-se do tema com plena abertura mas, na década de 60 e até ao final da censura, falar de emigração era praticamente tabu na imprensa portuguesa.

  • Notícias sobre greves eram proibidas na ditadura
    1:54

    País

    Portugal tem sido palco de várias greves nos transportes e noutros setores da atividade, e a greve dos pilotos da TAP é apenas o exemplo mais recente. Há 50 anos, as greves e os sindicatos eram praticamente inexistentes, e mesmo as escassas notícias sobre matéria tão sensível para o regime, eram objeto de um impiedoso escrutínio por parte da censura.

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.