sicnot

Perfil

País

Jornais espanhóis também criticaram proposta para condicionar cobertura eleitoral em Portugal

Em Espanha, também houve jornais a criticar a proposta que pretendia condicionar a cobertura jornalística das campanhas eleitorais. O jornal espanhol El País publicou, esta sexta-feira, um artigo em que fala em censura à imprensa portuguesa por parte dos partidos do Governo e do PS.

politica.elpais.com/

politica.elpais.com/

O texto jornalístico disponível na versão online do El País, refere até que PSD, CDS e PS se puseram de acordo de "forma traiçoeira". O diário espanhol diz que Portugal se arrisca mesmo a não celebrar, amanhã, os 41 anos da liberdade de expressão. 

Também o diário El Mundo deu a notícia. Refere que a proposta de lei causou polémica em Portugal. Dá destaque aos 50 mil euros de multa que os órgãos de comunicação teriam que pagar em caso de incumprimento da lei, num artigo com uma fotografia de Pedro Passos Coelho como imagem de capa.
  • "Pela liberdade de informação"

    País

    Um grupo de diretores de informação de 20 órgãos de comunicação social emitiu esta sexta-feira um comunicado conjunto em defesa da liberdade de imprensa e contra o projeto que define regras para a cobertura noticiosa das eleições. Pode lê-lo abaixo, na íntegra.

  • Notícias sobre emigração eram proibidas nos tempos da censura
    1:37

    País

    A emigração esteve na ordem do dia, junto da classe política. Porque Pedro Passos Coelho disse, em tempos, que os portugueses deviam emigrar, porque a oposição criticou duramente as declarações do primeiro-ministro e porque o Governo elaborou recentemente um plano de apoio ao regresso dos emigrantes. Mais de 200 mil portugueses terão saído do país durante a vigência do atual Governo. Hoje fala-se do tema com plena abertura mas, na década de 60 e até ao final da censura, falar de emigração era praticamente tabu na imprensa portuguesa.

  • Notícias sobre greves eram proibidas na ditadura
    1:54

    País

    Portugal tem sido palco de várias greves nos transportes e noutros setores da atividade, e a greve dos pilotos da TAP é apenas o exemplo mais recente. Há 50 anos, as greves e os sindicatos eram praticamente inexistentes, e mesmo as escassas notícias sobre matéria tão sensível para o regime, eram objeto de um impiedoso escrutínio por parte da censura.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.