sicnot

Perfil

País

Jornais espanhóis também criticaram proposta para condicionar cobertura eleitoral em Portugal

Em Espanha, também houve jornais a criticar a proposta que pretendia condicionar a cobertura jornalística das campanhas eleitorais. O jornal espanhol El País publicou, esta sexta-feira, um artigo em que fala em censura à imprensa portuguesa por parte dos partidos do Governo e do PS.

politica.elpais.com/

politica.elpais.com/

O texto jornalístico disponível na versão online do El País, refere até que PSD, CDS e PS se puseram de acordo de "forma traiçoeira". O diário espanhol diz que Portugal se arrisca mesmo a não celebrar, amanhã, os 41 anos da liberdade de expressão. 

Também o diário El Mundo deu a notícia. Refere que a proposta de lei causou polémica em Portugal. Dá destaque aos 50 mil euros de multa que os órgãos de comunicação teriam que pagar em caso de incumprimento da lei, num artigo com uma fotografia de Pedro Passos Coelho como imagem de capa.
  • "Pela liberdade de informação"

    País

    Um grupo de diretores de informação de 20 órgãos de comunicação social emitiu esta sexta-feira um comunicado conjunto em defesa da liberdade de imprensa e contra o projeto que define regras para a cobertura noticiosa das eleições. Pode lê-lo abaixo, na íntegra.

  • Notícias sobre emigração eram proibidas nos tempos da censura
    1:37

    País

    A emigração esteve na ordem do dia, junto da classe política. Porque Pedro Passos Coelho disse, em tempos, que os portugueses deviam emigrar, porque a oposição criticou duramente as declarações do primeiro-ministro e porque o Governo elaborou recentemente um plano de apoio ao regresso dos emigrantes. Mais de 200 mil portugueses terão saído do país durante a vigência do atual Governo. Hoje fala-se do tema com plena abertura mas, na década de 60 e até ao final da censura, falar de emigração era praticamente tabu na imprensa portuguesa.

  • Notícias sobre greves eram proibidas na ditadura
    1:54

    País

    Portugal tem sido palco de várias greves nos transportes e noutros setores da atividade, e a greve dos pilotos da TAP é apenas o exemplo mais recente. Há 50 anos, as greves e os sindicatos eram praticamente inexistentes, e mesmo as escassas notícias sobre matéria tão sensível para o regime, eram objeto de um impiedoso escrutínio por parte da censura.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.