sicnot

Perfil

País

Portugal em 88º lugar no Índice da Felicidade 2015

Portugal está classificado na 88ª posição de um conjunto de 158 países avaliados no Índice da Felicidade 2015, que coloca a Suíça, a Islândia e a Dinamarca no pódio das nações mais felizes este ano.

© Luke MacGregor / Reuters

Apresentado pelos economistas Jeffrey Sachs, da Universidade de Columbia, Richard Layard, da London School of Economics e John Helliwell, da Universidade da Columbia Britânica, o World Happiness Report foi publicado pela primeira vez em 2012, e divulga um conjunto de indicadores que, dizem os autores, permitem aferir da felicidade das nações.

Recorrendo a parâmetros definidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para definir o 'bem-estar subjetivo' de cada pessoa, o relatório deste ano usa inquéritos feitos aos cidadãos de cada um dos 158 países analisados, para além de outros indicadores.

De acordo com o ranking, os cinco países com maior índice de felicidade são a Suíça, Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá, com Portugal a aparecer na 88ª posição.

Entre os lusófonos, o destaque vai para o Brasil, que encabeça o grupo, na 16ª posição, ao passo que o próximo lusófono é Portugal (88º lugar) e Moçambique, na 94ª posição.

Angola, na 137ª posição, termina a lista de países lusófonos citados no documento.


Lusa
  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.