sicnot

Perfil

País

Portugal em 88º lugar no Índice da Felicidade 2015

Portugal está classificado na 88ª posição de um conjunto de 158 países avaliados no Índice da Felicidade 2015, que coloca a Suíça, a Islândia e a Dinamarca no pódio das nações mais felizes este ano.

© Luke MacGregor / Reuters

Apresentado pelos economistas Jeffrey Sachs, da Universidade de Columbia, Richard Layard, da London School of Economics e John Helliwell, da Universidade da Columbia Britânica, o World Happiness Report foi publicado pela primeira vez em 2012, e divulga um conjunto de indicadores que, dizem os autores, permitem aferir da felicidade das nações.

Recorrendo a parâmetros definidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para definir o 'bem-estar subjetivo' de cada pessoa, o relatório deste ano usa inquéritos feitos aos cidadãos de cada um dos 158 países analisados, para além de outros indicadores.

De acordo com o ranking, os cinco países com maior índice de felicidade são a Suíça, Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá, com Portugal a aparecer na 88ª posição.

Entre os lusófonos, o destaque vai para o Brasil, que encabeça o grupo, na 16ª posição, ao passo que o próximo lusófono é Portugal (88º lugar) e Moçambique, na 94ª posição.

Angola, na 137ª posição, termina a lista de países lusófonos citados no documento.


Lusa
  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32