sicnot

Perfil

País

Carlos Barbosa vence eleições para o Automóvel Club de Portugal

A lista B, liderada por Carlos Barbosa, venceu as eleições para os órgãos dirigentes do Automóvel Club de Portugal (ACP), para o quadriénio 2015/2019, realizadas na quinta-feira, informou a associação, em comunicado.

Carlos Barbosa, presidente do ACP

Carlos Barbosa, presidente do ACP

(SIC/ Arquivo)

Carlos Barbosa, que é assim reeleito, venceu com 20.791 votos, enquanto a lista opositora reuniu 10.206 sufrágios.

Estas foram as primeiras eleições em que Carlos Barbosa enfrentou oposição, desde que assumiu pela primeira vez a presidência do clube em abril de 2004.

A lista A, agora derrotada, era encabeçada por Raposo Magalhães, tinha como mandatária Teresa Torres, viúva do antigo presidente do ACP, César Torres, e era apoiada pelos presidentes dos três principais clubes de futebol portugueses - Benfica, Porto e Sporting.

No seu discurso de tomada de posse, Carlos Barbosa fez um balanço do mandato agora cumprido, criticou a oposição eleitoral e disse ir começar a trabalhar para cumprir "as seis grandes propostas para o mandato".

Estas são a emissão de cartas de condução pelo ACP, a abertura de mais oficinas e do centro de inspeção periódica obrigatória ACP, levar o ensino das escolas de condução ACP ao resto do País, disponibilizar um serviço de ambulâncias ACP para transporte de doentes e realizar o WRC Rally de Portugal no Norte nos próximos quatro anos.

O ACP, que foi fundado em 1903 como Real Automóvel Club de Portugal, é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, e tem como objetivos "a promoção do automobilismo, do motociclismo e de outras modalidades desportivas, bem como do turismo, sobretudo no que respeita à defesa dos interesses dos seus associados", indicam os respetivos estatutos.

Contando com 252.196 sócios no final de 2014, o clube presta diversos serviços aos associados, incluindo nas áreas da assistência em viagem, das apólices de seguro e da assistência médica.


Lusa
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.