sicnot

Perfil

País

Peregrinação nacional dos jovens ao Santuário de Fátima realiza-se hoje

A peregrinação nacional dos jovens ao Santuário de Fátima realiza-se hoje num momento em que milhares se confrontam com "a instabilidade familiar, social e económica", admitiu o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

© Alessandro Bianchi / Reuters

À agência Lusa, o padre Eduardo Novo referiu este como "um dos problemas que afeta a juventude portuguesa", considerando que "a fé não muda as coisas, mas permite um olhar renovado sobre as pessoas e sobre as coisas.

"Acho que os jovens vão a Fátima pedir felicidade, paz, bem-estar. Ao irem ao 'Altar do Mundo', vão pedir luz para a vida", declarou Eduardo Novo, referindo que será, também, uma oportunidade para "agradecer os momentos da vida, na família, na escola, no emprego, o quotidiano".

Sobre a mensagem da peregrinação "Fátima Jovem", que começou há 40 anos, o sacerdote salientou que é de "esperança, que vale a pena viver, ousem acreditar e não desistam dos sonhos".

"Olhem para a vida com esperança. Os jovens são importantes hoje e são os protagonistas da mudança, no dia-a-dia, com tenacidade e singularidade na construção dos valores e na cultura", apontou.

O responsável do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil adiantou que na peregrinação está prevista a presença de cerca de cinco mil jovens, sendo que a grande maioria desloca-se em grupos organizados.

O momento mais aguardado da peregrinação, com o tema "Felizes como Maria, a cheia de graça", é a missa no recinto do santuário, com início às 11:00 e presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa Joaquim Mendes, também membro da Comissão Episcopal de Laicado e Família.

Lusa
  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.