sicnot

Perfil

País

Peregrinação nacional dos jovens ao Santuário de Fátima realiza-se hoje

A peregrinação nacional dos jovens ao Santuário de Fátima realiza-se hoje num momento em que milhares se confrontam com "a instabilidade familiar, social e económica", admitiu o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

© Alessandro Bianchi / Reuters

À agência Lusa, o padre Eduardo Novo referiu este como "um dos problemas que afeta a juventude portuguesa", considerando que "a fé não muda as coisas, mas permite um olhar renovado sobre as pessoas e sobre as coisas.

"Acho que os jovens vão a Fátima pedir felicidade, paz, bem-estar. Ao irem ao 'Altar do Mundo', vão pedir luz para a vida", declarou Eduardo Novo, referindo que será, também, uma oportunidade para "agradecer os momentos da vida, na família, na escola, no emprego, o quotidiano".

Sobre a mensagem da peregrinação "Fátima Jovem", que começou há 40 anos, o sacerdote salientou que é de "esperança, que vale a pena viver, ousem acreditar e não desistam dos sonhos".

"Olhem para a vida com esperança. Os jovens são importantes hoje e são os protagonistas da mudança, no dia-a-dia, com tenacidade e singularidade na construção dos valores e na cultura", apontou.

O responsável do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil adiantou que na peregrinação está prevista a presença de cerca de cinco mil jovens, sendo que a grande maioria desloca-se em grupos organizados.

O momento mais aguardado da peregrinação, com o tema "Felizes como Maria, a cheia de graça", é a missa no recinto do santuário, com início às 11:00 e presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa Joaquim Mendes, também membro da Comissão Episcopal de Laicado e Família.

Lusa
  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42