sicnot

Perfil

País

Netos ou sobrinhos poderão ser chamados a pagar mensalidades de idosos em lares

A comparticipação da mensalidade de idosos em lares poderá ser paga por netos ou sobrinhos, caso não haja filhos conhecidos. A alteração faz parte das novas regras de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social. 

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as Instituições Sociais. (Arquivo)

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as Instituições Sociais. (Arquivo)

© Wong Campion / Reuters

Até agora, só os filhos eram chamados a comparticipar. Pelo novo regulamento, não havendo descendentes de primeiro grau, ou caso o seu paradeiro seja desconhecido, os herdeiros legítimos podem ser chamados a pagar parte da mensalidade.

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as instituições sociais.
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47