sicnot

Perfil

País

Netos ou sobrinhos poderão ser chamados a pagar mensalidades de idosos em lares

A comparticipação da mensalidade de idosos em lares poderá ser paga por netos ou sobrinhos, caso não haja filhos conhecidos. A alteração faz parte das novas regras de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social. 

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as Instituições Sociais. (Arquivo)

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as Instituições Sociais. (Arquivo)

© Wong Campion / Reuters

Até agora, só os filhos eram chamados a comparticipar. Pelo novo regulamento, não havendo descendentes de primeiro grau, ou caso o seu paradeiro seja desconhecido, os herdeiros legítimos podem ser chamados a pagar parte da mensalidade.

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as instituições sociais.
  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.