sicnot

Perfil

País

Netos ou sobrinhos poderão ser chamados a pagar mensalidades de idosos em lares

A comparticipação da mensalidade de idosos em lares poderá ser paga por netos ou sobrinhos, caso não haja filhos conhecidos. A alteração faz parte das novas regras de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social. 

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as Instituições Sociais. (Arquivo)

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as Instituições Sociais. (Arquivo)

© Wong Campion / Reuters

Até agora, só os filhos eram chamados a comparticipar. Pelo novo regulamento, não havendo descendentes de primeiro grau, ou caso o seu paradeiro seja desconhecido, os herdeiros legítimos podem ser chamados a pagar parte da mensalidade.

As alterações ao diploma, que não era revisto desde 1997, foram feitas entre o Governo e as instituições sociais.
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52