sicnot

Perfil

País

Máximas vão subir 10 graus a partir de sábado

As temperaturas máximas em Portugal continental vão subir dez graus Celsius a partir de sábado, valores acima da média para esta época do ano, disse à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

Reuters

Reuters

© Dominic Ebenbichler / Reuters

"O estado do tempo vai mudar a partir de sábado. Nas regiões sul, a subida vai ser gradual e nas regiões do interior norte e centro será mais significativa e abrupta de sábado para domingo. Vamos ter uma subida da ordem dos 10 graus em termos médios", adiantou à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a especialista, estão previstos entre 30 a 35 graus nas regiões a sul do Tejo.

"Esta situação deve-se ao estabelecimento de uma circulação de leste" explicou Ângela Lourenço, acrescentando que "a partir de sábado" o tempo vai tornar-se "mais quente e seco", mantendo-se enta situação "até terça-feira ou quarta-feira".

A meteorologista adiantou que, além das máximas, também as mínimas vão subir gradualmente a partir de sábado.

"A mínima também vai subir. Estamos a falar de valores acima dos 20 graus celsius no Algarve e no resto do território até aos 17", disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, este vai ser um episódio de curta duração e depois a temperatura volta a descer.

"Vamos ter um episódio de muito calor para a época, com valores acima normal, mas estes episódios são típicos da primavera", vincou.

Ângela Lourenço adiantou que, a partir de terça e quarta-feira, as temperaturas voltam a "descer abruptamente" para valores semelhantes aos de hoje (a rondar os 20/23 graus de máxima).

Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.