sicnot

Perfil

País

Máximas vão subir 10 graus a partir de sábado

As temperaturas máximas em Portugal continental vão subir dez graus Celsius a partir de sábado, valores acima da média para esta época do ano, disse à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

Reuters

Reuters

© Dominic Ebenbichler / Reuters

"O estado do tempo vai mudar a partir de sábado. Nas regiões sul, a subida vai ser gradual e nas regiões do interior norte e centro será mais significativa e abrupta de sábado para domingo. Vamos ter uma subida da ordem dos 10 graus em termos médios", adiantou à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a especialista, estão previstos entre 30 a 35 graus nas regiões a sul do Tejo.

"Esta situação deve-se ao estabelecimento de uma circulação de leste" explicou Ângela Lourenço, acrescentando que "a partir de sábado" o tempo vai tornar-se "mais quente e seco", mantendo-se enta situação "até terça-feira ou quarta-feira".

A meteorologista adiantou que, além das máximas, também as mínimas vão subir gradualmente a partir de sábado.

"A mínima também vai subir. Estamos a falar de valores acima dos 20 graus celsius no Algarve e no resto do território até aos 17", disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, este vai ser um episódio de curta duração e depois a temperatura volta a descer.

"Vamos ter um episódio de muito calor para a época, com valores acima normal, mas estes episódios são típicos da primavera", vincou.

Ângela Lourenço adiantou que, a partir de terça e quarta-feira, as temperaturas voltam a "descer abruptamente" para valores semelhantes aos de hoje (a rondar os 20/23 graus de máxima).

Lusa
  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.