sicnot

Perfil

País

Portugal sinalizou 27 menores suspeitos de serem vítimas de tráfico em 2014

Vinte e sete menores, nove dos quais oriundos de Angola, foram sinalizados no ano passado como presumíveis vítimas de tráfico em Portugal, refere o relatório de 2014 do Observatório de Tráfico de Seres Humanos (OTSH). 

Segundo o relatório do organismo do Ministério da Administração Interna, a maioria dos menores sinalizados são oriundos de países comunitários (13), com destaque para a Bulgária (quatro), e africanos (12), nomeadamente Angola (nove).


O documento adianta que à semelhança de 2012 e 2013, algumas dos menores suspeitos de estarem a ser traficados foram sinalizadas "em trânsito", ou seja, foram detetados em Portugal, mas estavam de passagem com destino para outro país.


O relatório, que apenas faz referência aos 18 registos em fase de investigação pelos Órgãos de Polícia Criminal (OPC), sublinha que as situações de tráfico envolvendo menores dizem respeito a exploração laboral e sexual, mendicidade, adoção e venda.


O mesmo relatório destaca ainda que das nove sinalizações de alegado tráfico para a prática de atividades criminosas, seis reportam-se a menores, que estão associadas à coação para a prática de furtos.



Lusa
  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31