sicnot

Perfil

País

Chuva hoje no norte e centro, temperaturas sobem a partir de amanhã

O dia de hoje vai ser marcado pela nebulosidade e chuva nas regiões do norte e centro, prevendo-se uma subida da temperatura máxima da ordem dos 10 graus a partir de sábado, disse a meteorologista Ângela Lourenço.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dylan Martinez / Reuters

"Hoje, ainda vamos ter muitas nuvens e alguma precipitação, principalmente em algumas regiões do norte e centro e descida da temperatura máxima. As temperaturas vão começar a subir realmente é no sábado", disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

De acordo com Ângela Lourenço, no sábado prevê-se uma subida ligeira das temperaturas, embora nalguns pontos do país já seja da ordem dos quatro ou cinco graus Celsius em relação ao dia de hoje.

 

"A subida mais significativa será no domingo e novamente na segunda-feira, dia em que estamos a prever valores na ordem dos 30 a 35 graus essencialmente nas regiões do Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e também em alguns pontos do litoral norte e centro. Nas regiões mais junto ao mar serão ligeiramente inferiores", explicou.

 

No que diz respeito às temperaturas mínimas, Ângela Lourenço indicou que também vão subir a partir de sábado, podendo atingir valores entre os 15 e os 19 graus em todo o território do continente.

 

"Na segunda-feira, o dia mais quente, estão previstos 35 graus Celsius zona do Vale do Tejo desde a península de Setúbal, perto de Lisboa, a zona de Santarém e Tomar, região centro do Ribatejo e Alentejo", disse.

 

De acordo com a meteorologista do IPMA, esta subida da temperatura deve-se essencialmente a uma massa de ar quente e seco transportada da região do norte de África associada a uma situação de forte estabilidade atmosférica, que favorece o aquecimento.

 


Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.