sicnot

Perfil

País

Duplicaram casos de miopia nos jovens universitários

Em dez anos duplicaram os casos de miopia nos jovens universitários em Portugal. Os investigadores justificam este aumento com dois factores: O primeiro, está relacionado com o tempo que os jovens passam de olhos postos em livros ou em pequenos ecrãs, como os dos telemóveis, tablets e computadores. O segundo, com o facto de passarem cada vez menos tempo ao ar livre. Estudos recentes dizem que três horas de sol por dia é o tempo mínimo de exposição solar para um efeito protetor na saúde dos olhos e da visão. Atualmente, a miopia é considerada uma epidemia global. Os dados recolhidos na Europa e nos Estados Unidos revelam que hoje cerca de metade dos jovens são míopes e na China cerca de 90 por cento dos jovens têm a mesma patologia.

SIC

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.