sicnot

Perfil

País

Greve na saúde

Auxiliares, administrativos, técnicos de diagnóstico e INEM estão hoje em greve. 

© Rafael Marchante / Reuters

A paralisação de 24 horas deverá afetar vários serviços, inlcuindo cirurgias e consultas. 

O pré-aviso de greve abrange também médicos e enfermeiros que queiram juntar-se à paralisação convocada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas. 

Em causa está, sobretudo, a municipalização dos cuidados de saúde primários e a entrega de hospitais às Misericórdias bem como a reposição das 35 horas de trabalho semanal. 



  • Há sal a mais à mesa dos portugueses

    País

    Quase todos os portugueses ingerem quantidades de sal superiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, apesar de estarem mais informados sobre os seus malefícios, nos últimos cinco anos apenas um quarto mudou os seus hábitos alimentares.

  • Associação quer criação de Linha Verde para cancro de pele
    1:45

    País

    A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo quer uma Linha Verde para os tumores da pele, como as que existem para o AVC e doenças coronárias.A ideia está inscrita no plano nacional de combate ao cancro da pela que é apoiada pela Direção geral de Saúde. O plano, aprovado pela Assembleia da República, aposta na prevenção.

  • Governo trava Unidades de Saúde Familiar
    2:26

    País

    O Governo travou a fundo na criação de Unidades de Saúde Familiar por causa dos cortes orçamentais. Este ano, abriu apenas uma nova unidade, apesar de terem sido apresentado 50 candidaturas.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".