sicnot

Perfil

País

Greve na saúde

Auxiliares, administrativos, técnicos de diagnóstico e INEM estão hoje em greve. 

© Rafael Marchante / Reuters

A paralisação de 24 horas deverá afetar vários serviços, inlcuindo cirurgias e consultas. 

O pré-aviso de greve abrange também médicos e enfermeiros que queiram juntar-se à paralisação convocada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas. 

Em causa está, sobretudo, a municipalização dos cuidados de saúde primários e a entrega de hospitais às Misericórdias bem como a reposição das 35 horas de trabalho semanal. 



  • Há sal a mais à mesa dos portugueses

    País

    Quase todos os portugueses ingerem quantidades de sal superiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, apesar de estarem mais informados sobre os seus malefícios, nos últimos cinco anos apenas um quarto mudou os seus hábitos alimentares.

  • Associação quer criação de Linha Verde para cancro de pele
    1:45

    País

    A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo quer uma Linha Verde para os tumores da pele, como as que existem para o AVC e doenças coronárias.A ideia está inscrita no plano nacional de combate ao cancro da pela que é apoiada pela Direção geral de Saúde. O plano, aprovado pela Assembleia da República, aposta na prevenção.

  • Governo trava Unidades de Saúde Familiar
    2:26

    País

    O Governo travou a fundo na criação de Unidades de Saúde Familiar por causa dos cortes orçamentais. Este ano, abriu apenas uma nova unidade, apesar de terem sido apresentado 50 candidaturas.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.