sicnot

Perfil

País

Greve na saúde

Auxiliares, administrativos, técnicos de diagnóstico e INEM estão hoje em greve. 

© Rafael Marchante / Reuters

A paralisação de 24 horas deverá afetar vários serviços, inlcuindo cirurgias e consultas. 

O pré-aviso de greve abrange também médicos e enfermeiros que queiram juntar-se à paralisação convocada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas. 

Em causa está, sobretudo, a municipalização dos cuidados de saúde primários e a entrega de hospitais às Misericórdias bem como a reposição das 35 horas de trabalho semanal. 



  • Há sal a mais à mesa dos portugueses

    País

    Quase todos os portugueses ingerem quantidades de sal superiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, apesar de estarem mais informados sobre os seus malefícios, nos últimos cinco anos apenas um quarto mudou os seus hábitos alimentares.

  • Associação quer criação de Linha Verde para cancro de pele
    1:45

    País

    A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo quer uma Linha Verde para os tumores da pele, como as que existem para o AVC e doenças coronárias.A ideia está inscrita no plano nacional de combate ao cancro da pela que é apoiada pela Direção geral de Saúde. O plano, aprovado pela Assembleia da República, aposta na prevenção.

  • Governo trava Unidades de Saúde Familiar
    2:26

    País

    O Governo travou a fundo na criação de Unidades de Saúde Familiar por causa dos cortes orçamentais. Este ano, abriu apenas uma nova unidade, apesar de terem sido apresentado 50 candidaturas.

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC