sicnot

Perfil

País

Greve na saúde

Auxiliares, administrativos, técnicos de diagnóstico e INEM estão hoje em greve. 

© Rafael Marchante / Reuters

A paralisação de 24 horas deverá afetar vários serviços, inlcuindo cirurgias e consultas. 

O pré-aviso de greve abrange também médicos e enfermeiros que queiram juntar-se à paralisação convocada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas. 

Em causa está, sobretudo, a municipalização dos cuidados de saúde primários e a entrega de hospitais às Misericórdias bem como a reposição das 35 horas de trabalho semanal. 



  • Há sal a mais à mesa dos portugueses

    País

    Quase todos os portugueses ingerem quantidades de sal superiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, apesar de estarem mais informados sobre os seus malefícios, nos últimos cinco anos apenas um quarto mudou os seus hábitos alimentares.

  • Associação quer criação de Linha Verde para cancro de pele
    1:45

    País

    A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo quer uma Linha Verde para os tumores da pele, como as que existem para o AVC e doenças coronárias.A ideia está inscrita no plano nacional de combate ao cancro da pela que é apoiada pela Direção geral de Saúde. O plano, aprovado pela Assembleia da República, aposta na prevenção.

  • Governo trava Unidades de Saúde Familiar
    2:26

    País

    O Governo travou a fundo na criação de Unidades de Saúde Familiar por causa dos cortes orçamentais. Este ano, abriu apenas uma nova unidade, apesar de terem sido apresentado 50 candidaturas.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".