sicnot

Perfil

País

Amnistia reuniu mais de 10 mil assinaturas de apoio a Rafael Marques

A Amnistia Internacional entregou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros português milhares de assinaturas da petição sobre o processo judicial em que está envolvido o jornalista e ativista angolano Rafael Marques, disse hoje à Lusa fonte daquela organização não-governamental. 

(SIC/ Arquivo)

A mesma fonte da Amnistia Internacional Portugal acrescentou que as 10.935 assinaturas recolhidas desde o mês de março foram entregues ao MNE "na semana passada" e que, entretanto, o número aumentou para as 11.283 assinaturas. 

No documento, a organização apela ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros para que encorajem o governo de Angola a retirar as acusações contra Rafael Marques.

O julgamento do ativista e jornalista angolano continua na quinta-feira no Tribunal Provincial de Luanda.

Rafael Marques é acusado de "denúncia caluniosa", por ter exposto alegados abusos dos direitos humanos com a publicação, em Portugal, em setembro de 2011, do livro "Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola".

Os queixosos são sete generais, liderados pelo ministro de Estado e e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, general Hélder Vieira Dias Júnio "Kopelipa" e representantes de duas empresas diamantíferas.


Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..