sicnot

Perfil

País

Governo e sindicatos discutem alterações ao Estatuto da Polícia na próxima semana

A ministra da Administração Interna e os sindicatos da PSP vão discutir a partir da próxima semana a alteração do Estatuto Profissional da Polícia. A segunda ronda de negociações entre a ministra Anabela Rodrigues e os sindicatos está agendada para 28 de maio e deve-se prolongar até à primeira semana de junho.

Os sindicatos defendem que o novo Estatuto mantenha as 36 horas de trabalho semanais, que a profissão seja considerada de desgaste rápido e que os polícias entrem para a pré-reforma aos 36 anos de serviço ou 55 de idade. (Arquivo)

Os sindicatos defendem que o novo Estatuto mantenha as 36 horas de trabalho semanais, que a profissão seja considerada de desgaste rápido e que os polícias entrem para a pré-reforma aos 36 anos de serviço ou 55 de idade. (Arquivo)

JOSE SENA GOULAO / Lusa

Os sindicatos consideram estas reuniões decisivas, uma vez que a tutela deverá dizer se aceita ou não as propostas que fizeram.

Os sindicatos defendem que o novo Estatuto mantenha as 36 horas de trabalho semanais, que a profissão seja considerada de desgaste rápido e que os polícias entrem para a pré-reforma aos 36 anos de serviço ou 55 de idade.

Em março, a proposta inicial do Ministério da Administração Interna foi muito contestada pelos sindicatos e levou a ameaças de manifestações.
Lusa
  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.