sicnot

Perfil

País

Oficiais das Forças Armadas em protesto impedidos de se aproximar do Palácio de Belém

Representantes da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) foram hoje impedidos de devolver condecorações à Presidência da República em protesto contra a aprovação do novo Estatuto dos militares das Forças Armadas (EMFA), no Palácio de Belém, Lisboa.

Representantes da Associação de Oficiais das Forças Armadas

Representantes da Associação de Oficiais das Forças Armadas

JO\303\203O RELVAS

"As forças policiais tinham instruções para nos recusar a entrada. Para nós, isto é grave. O que vínhamos fazer aqui é um ato cheio de significado, digno, que representa o sentimento mais nobre de quem é militar", insurgiu-se o presidente da AOFA, coronel Pereira Cracel.

A PSP formou um perímetro de segurança em frente ao jardim Afonso de Albuquerque e ninguém pôde circular em todo o passeio junto ao muro do Palácio de Belém, entre o antigo Museu dos Coches e a estação de correios, junto ao Museu da Presidência da República.

"Quando se vem aqui entregar uma medalha, percebe-se que é um pouco da sua alma que a larga... depois disto, saber que o Presidente de todos os portugueses, também supremo comandante de todas as Forças Armadas, recusa aos militares, independentemente de concordar ou discordar do gesto, mas o gesto é nosso, não é dele?", continuou o dirigente da AOFA.

Os militares, dos três ramos das Forças Armadas, pretendiam devolver as condecorações recebidas por serviços prestados em combate para contestar as novas normas como, por exemplo, o aumento da idade de reforma de 65 para 66 anos, a partir de 2016, e um novo modelo de convocação de militares na reserva para o desempenho de funções, entre outras coisas.

"Repudiamos veementemente este ato do Presidente, que nos faz crer que - se não for, parece - é colaborador, colaborante, da tutela em tudo aquilo que vai acontecendo aos militares e às Forças Armadas", afirmou.

Para passar à reserva, os militares terão agora de cumprir 40 anos de serviço ou completar 55 anos de idade, segundo o documento aprovado em 02 de abril pelo Conselho de Ministros. O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, foi um dos alvos mais criticado pelos militares presentes em Belém.

"As medalhas vão ser enviadas à Presidência da República por carta registada e com aviso de receção. O Presidente vai recebê-las e está obrigado a cumprir aquilo que os cidadãos, em geral, cumprem. Há de recebê-la e assiná-la ou alguém por ele", prometeu o presidente da AOFA.

Lusa
  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC