sicnot

Perfil

País

MDM lamenta "intoleráveis e persistentes problemas" que afetam dramaticamente as crianças

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) manifestou hoje indignação pelos "intoleráveis e persistentes problemas" que "afetam dramaticamente" milhões de crianças em todo o mundo, apontando que, em Portugal, foram as "grandes vítimas" das políticas de austeridade.

© Nacho Doce / Reuters

Segundo a Unicef, os direitos de milhões de crianças continuam a ser violados todos os dias: Perto de uma em cada quatro crianças nos países menos desenvolvidos estão envolvidas em trabalho infantil e milhões de crianças são regularmente vítimas de discriminação, violência física ou sexual e de abuso e negligência.

Num comunicado que assinala o Dia Mundial da Criança, o MDM afirma que Portugal é dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com maior número de crianças pobres, estimando-se que um quarto "viva o flagelo da pobreza infantil e exclusão social, situação que se agrava nas famílias monoparentais".

Para o movimento, "as crianças são as grandes vítimas das políticas de austeridade do Governo PSD-CDS/PP que colocaram o país no topo das desigualdades sociais na União Europeia".

O "aumento colossal do desemprego e da precariedade laboral", a redução dos salários e os "cortes cegos na proteção social" degradaram a qualidade de vida das famílias com "consequências dramáticas nas crianças", sustenta.

A este propósito, lembra a exclusão do direito ao abono de família de "milhares de crianças" - em 2013 eram cerca de 1,3 milhões e em 2009 eram cerca de 2,8 milhões -- e a perda do direito ao Rendimento Social de Inserção de 37.649 crianças e adolescentes em 2013.

Para o MDM, "é imperioso" definir uma estratégia nacional de prevenção e combate dos abusos sexuais e reforçar com meios materiais e humanos as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens para "concretizar um combate eficaz e multidisciplinar ao flagelo da violência".

   Segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna, os casos de abusos sexuais de crianças e adolescentes subiram 17,7% entre 2013 e 2014, mantendo uma tendência de subida. 

   "Constata-se também um aumento significativo de crianças em risco e, em contrapartida, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens não têm condições de assegurar os apoios necessários a essas crianças", sublinha o MDM.

 No comunicado, MDM exige ainda "o respeito" pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças, e "mudanças imperiosas" de políticas económicas e sociais nas áreas do emprego, educação, proteção social.

"É urgente a adoção de uma política que proteja as famílias e valorize e reconheça a função social da maternidade/paternidade", defendeu.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC