sicnot

Perfil

País

Portugueses são dos europeus menos satisfeitos com a vida

Os portugueses são dos cidadãos europeus menos satisfeitos com a vida, como os cipriotas, gregos, húngaros e romenos, apenas ultrapassados pelos búlgaros, e a situação financeira é a principal origem do pessimismo, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com um boletim do gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) sobre qualidade de vida, em Portugal a satisfação geral face à vida é pontuada em 6,2 (numa escala de zero a 10) -- um empate com Chipre, Grécia, Hungria e Roménia, a segunda pior pontuação. 

 
 

A situação financeira, com 4,5 pontos (UE 6,0) é o item que mais insatisfação causa em Portugal, que apresenta o terceiro pior resultado depois da Bulgária (3,7) e da Grécia (4,3). 

 
 

Os espaços verdes e recreativos são o segundo item menos pontuado em Portugal, com 6,0 (UE 7,1) -- a segunda menor nota dos 28, depois dos 5,9 da Grécia -, seguindo-se o quadro de vida, com 6,3 (UE 7,3) e a utilização do tempo, com 6,5 (UE 6,7). 

 
 

As relações pessoais são o aspeto da vida privada mais valorizado pelos portugueses, com 7,9 pontos (UE 7,8), seguindo-se o tempo do trajeto entre a casa e o local de trabalho, com 7,5 (UE 7,4), a habitação, com 7,3 pontos (UE 7,5), e o emprego, com 7,0 (UE 7,1). 

 
 

Os búlgaros são os cidadãos mais insatisfeitos com a sua vida em geral (4,8 pontos), numa tabela liderada pela Dinamarca, Finlândia e Suécia (8,0 pontos cada), sendo a média da UE de 7,1 pontos.



Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC