sicnot

Perfil

País

Quatro distritos sob aviso amarelo devido ao calor

Os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre estão hoje sob aviso amarelo devido ao aumento da temperatura máxima, com persistência de valores elevados, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jon Nazca / Reuters

As temperaturas, segundo a previsão do IPMA, podem chegar hoje aos 38 graus Celsius em Beja, 36 em Évora, 35 em Portalegre e Castelo Branco, 34 em Santarém, 32 em Lisboa, Bragança e Vila Real.

Devido ao aumento da temperatura máxima o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos mais a sul de Portugal continental, uma medida que irá vigorar entre as 9:00 de quarta-feira e as 18:00 de quinta-feira.

A partir das 00:00 de hoje e até às 06:00 de sexta-feira o distrito de Faro irá estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com a previsão de ondas de sueste na costa sueste com dois metros.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao fim da manhã. A partir da tarde, aumento de nebulosidade nas regiões Norte e Centro, em especial no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento fraco tende a soprar moderado de leste no Algarve, e de noroeste durante a tarde no litoral oeste a sul do Cabo Mondego.

Em declarações à agência Lusa, o meteorologista Ricardo Tavares, explicou que, hoje a temperatura máxima irá subir em especial no interior do Alentejo, com máximas acima dos 35 graus.

Porto e Viana do Castelo vão oscilar entre os 10 e os 24 de máxima, enquanto em Braga estão previstos 31, 30 em Viseu, 29 em Coimbra, 24 em Leiria, e a sul de Portugal continental 31 em Faro e 27 em Sagres.


Lusa


  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.