sicnot

Perfil

País

António Vitorino diz que "é no euro que Portugal vai vencer"

O antigo dirigente socialista António Vitorino assegurou hoje que "é no euro que Portugal vai vencer", embora admitindo a necessidade de reforma da moeda única na Convenção Nacional do PS, que decorre hoje e no sábado em Lisboa.

Lusa

"Reitera a intenção clara do PS - queremos permanecer no euro e é no euro que Portugal vai vencer", declarou, no Coliseu dos Recreios, sobre o programa eleitoral socialista, que deverá ser ratificado durante o encontro.

O ex-comissário europeu da Justiça e Assuntos Internos lembrou que dentro de uma semana se comemoram 30 anos desde que o histórico líder do PS, Mário Soares, "tomou a decisão certa para defender os interesses de Portugal", ao aderir à União Europeia, para que o país estivesse "no núcleo central de aprofundamento".

"Temos consciência que é necessário um quadro de propostas que alterem a arquitetura e certas regras de funcionamento do euro. São imprescindíveis para que o projeto europeu tenha futuro. A crise e forma como foi gerida pelas instâncias europeias criou uma fratura entre norte e sul, entre credores e devedores", lamentou.

O também antigo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional num executivo liderado por António Guterres recordou ainda os "pais fundadores dos tratados [europeus], como Monet ou Delors, que defendiam o princípio da igualdade entre estados-membros.

"Na Europa, se os países são diferentes os Estados, esses sim, são todos tratados por igual. Este sim é o verdadeiro espírito europeu", defendeu.











Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".