sicnot

Perfil

País

António Vitorino diz que "é no euro que Portugal vai vencer"

O antigo dirigente socialista António Vitorino assegurou hoje que "é no euro que Portugal vai vencer", embora admitindo a necessidade de reforma da moeda única na Convenção Nacional do PS, que decorre hoje e no sábado em Lisboa.

Lusa

"Reitera a intenção clara do PS - queremos permanecer no euro e é no euro que Portugal vai vencer", declarou, no Coliseu dos Recreios, sobre o programa eleitoral socialista, que deverá ser ratificado durante o encontro.

O ex-comissário europeu da Justiça e Assuntos Internos lembrou que dentro de uma semana se comemoram 30 anos desde que o histórico líder do PS, Mário Soares, "tomou a decisão certa para defender os interesses de Portugal", ao aderir à União Europeia, para que o país estivesse "no núcleo central de aprofundamento".

"Temos consciência que é necessário um quadro de propostas que alterem a arquitetura e certas regras de funcionamento do euro. São imprescindíveis para que o projeto europeu tenha futuro. A crise e forma como foi gerida pelas instâncias europeias criou uma fratura entre norte e sul, entre credores e devedores", lamentou.

O também antigo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional num executivo liderado por António Guterres recordou ainda os "pais fundadores dos tratados [europeus], como Monet ou Delors, que defendiam o princípio da igualdade entre estados-membros.

"Na Europa, se os países são diferentes os Estados, esses sim, são todos tratados por igual. Este sim é o verdadeiro espírito europeu", defendeu.











Lusa
  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.