sicnot

Perfil

País

António Vitorino diz que "é no euro que Portugal vai vencer"

O antigo dirigente socialista António Vitorino assegurou hoje que "é no euro que Portugal vai vencer", embora admitindo a necessidade de reforma da moeda única na Convenção Nacional do PS, que decorre hoje e no sábado em Lisboa.

Lusa

"Reitera a intenção clara do PS - queremos permanecer no euro e é no euro que Portugal vai vencer", declarou, no Coliseu dos Recreios, sobre o programa eleitoral socialista, que deverá ser ratificado durante o encontro.

O ex-comissário europeu da Justiça e Assuntos Internos lembrou que dentro de uma semana se comemoram 30 anos desde que o histórico líder do PS, Mário Soares, "tomou a decisão certa para defender os interesses de Portugal", ao aderir à União Europeia, para que o país estivesse "no núcleo central de aprofundamento".

"Temos consciência que é necessário um quadro de propostas que alterem a arquitetura e certas regras de funcionamento do euro. São imprescindíveis para que o projeto europeu tenha futuro. A crise e forma como foi gerida pelas instâncias europeias criou uma fratura entre norte e sul, entre credores e devedores", lamentou.

O também antigo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional num executivo liderado por António Guterres recordou ainda os "pais fundadores dos tratados [europeus], como Monet ou Delors, que defendiam o princípio da igualdade entre estados-membros.

"Na Europa, se os países são diferentes os Estados, esses sim, são todos tratados por igual. Este sim é o verdadeiro espírito europeu", defendeu.











Lusa
  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.