sicnot

Perfil

País

Dono de pensão do Porto condenado a mais de 12 anos de prisão por matar hóspede

O dono de uma pensão do Porto foi esta sexta-feira condenado a 12 anos e três meses de prisão por matar um hóspede, em fevereiro de 2014, e esconder o corpo numa arrecadação durante sete meses.

O arguido envolveu-se numa discussão com a vítima por lhe dever 750 euros em rendas e refeições e acabou por assassiná-la com "várias facadas". (Arquivo)

O arguido envolveu-se numa discussão com a vítima por lhe dever 750 euros em rendas e refeições e acabou por assassiná-la com "várias facadas". (Arquivo)

SIC

O arguido envolveu-se numa discussão com a vítima por lhe dever 750 euros em rendas e refeições e acabou por assassiná-la com "várias facadas". 

O suspeito, de 52 anos, guardou o corpo do hóspede num armário do quarto, tendo-o depois levado num saco para a arrecadação da pensão.

O corpo da vítima, de 54 anos, viria a ser descoberto sete meses depois do crime, em avançado estado de decomposição, por um hóspede que estranhou o "cheiro nauseabundo", chamando a PSP. 

"Uma vez cometida a pena, espero que não volte a ter problemas com a Justiça", afirmou o juiz presidente, durante a leitura do acórdão, no Tribunal São João Novo. 

Durante o julgamento, que iniciou a 19 de maio, o arguido assumiu o crime e referiu não se ter desfeito do corpo porque "não podia deitar fora o que Deus criara".

O advogado de defesa, Carlos Quaresma, referiu que a pena é "justa" e que o arguido teve "sempre a noção" que ia ser condenado. 

O arguido trabalha na cozinha do Estabelecimento Prisional de Custóias e, segundo o jurista, "pediu" para ser descoberto porque guardou o corpo da vítima na arrecadação e, meses depois, pediu a um hóspede para ir lá sabendo que o ia ver.

"Ele vive com esse problema de ter matado alguém, tanto que tem acompanhamento psiquiátrico porque continua a pensar nisso", frisou. 
Lusa
  • Alegado homicida de responsável de pensão no Porto ficou em prisão preventiva
    1:57

    País

    Ficou em prisão preventiva o homem que terá assassinado esta quinta-feira o responsável por uma pensão no centro do Porto. A companheira da vítima ficou gravemente ferida. O suspeito está indiciado por um crime de homicídio consumado e outro na forma tentada. O homem, que foi encaminhado para a pensão por uma assistente social, deixou de pagar o quarto porque ficou sem Rendimento Social de Inserção.

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.