sicnot

Perfil

País

Francisco Assis e Helena Roseta discursam hoje na Convenção do PS

O eurodeputado socialista Francisco Assis e a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, discursam hoje na Convenção Nacional do PS, que contará com a presença do candidato presidencial Sampaio da Nóvoa, na sessão de encerramento.

Lusa

Lusa

LUSA/ ARQUIVO

Francisco Assis fará a intervenção de encerramento da manhã, ato que a direção socialista considera ser um sinal de unidade, depois de o cabeça de lista do PS às europeias ter abandonado o último congresso do partido, em novembro, em protesto com o curso dos trabalhos.

Na última disputa interna do PS, Francisco Assis apoiou o ex-líder António José Seguro e tem criticado aquilo que considera uma "viragem" à esquerda dos socialistas.

Já Helena Roseta desfiliou-se do PS no terceiro ano de liderança de José Sócrates, em 2007, e nesse mesmo ano protagonizou uma candidatura independente à Câmara de Lisboa, formando depois executivo com António Costa.

Após a votação do programa eleitoral do PS, prevista para as 16:50 horas, o candidato presidencial Sampaio da Nóvoa assistirá à intervenção de encerramento da convenção do secretário-geral, António Costa.

A direção do PS, no entanto, salienta que a presença de Sampaio da Nóvoa no evento "não pode ser interpretada como o apoio oficial" dos socialistas à candidatura presidencial do ex-reitor da Universidade de Lisboa.



Lusa

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.