sicnot

Perfil

País

INEM garante que socorro à população "não está nem nunca esteve em causa"

O Instituto Nacional de Emergência Médica emitiu este sábado um comunicado em que garante que o socorro à população "não está, nem nunca esteve em causa".

SIC

O esclarecimento surge após as notícias que dão conta da possibilidade de paragem de algumas ambulâncias, na região de Lisboa.

O INEM salienta que o socorro é assegurado num Sistema Integrado de Emergência Médica, de que fazem parte - além do INEM -  os Bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa, Polícia de Segurança Pública e GNR.

O comunicado refere ainda que o constrangimento de recursos humanos que se verifica está a ser acompanhado atentamente pelo Ministério da Saúde.

A comissão de trabalhadores do INEM alertou para o risco do socorro à população poder estar em causa e garante que já há ambulâncias paradas e que a redução de turnos prevista vai agravar a situação.
  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.