sicnot

Perfil

País

Vai chover e temperaturas vão descer

As temperaturas vão descer gradualmente a partir de hoje, dia em que poderão ocorrer aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoadas, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"Estamos sob o efeito de uma depressão que vai causar alguma instabilidade nos próximos dias. Hoje e amanhã [terça-feira] estamos a prever períodos de céu muito nublado e aguaceiros com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e acompanhados de granizo", adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Madalena Rodrigues, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, para estes 12 distritos entra em vigor às 12:00 e termina às 21:00 de hoje.

Contudo, de acordo com Madalena Rodrigues, estes avisos poderão ser prolongados até terça-feira.

"Amanhã [terça-feira] teremos um dia semelhante ao de hoje com aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e acompanhadas de granizo em especial durante a tarde. As temperaturas máximas vão descer na região sul e as mínimas vão subir na região centro", disse.

A meteorologista Madalena Rodrigues adiantou ainda que a tendência para os próximos dias é de descida das temperaturas e chuva.

"Vamos ter alguma instabilidade nos próximos dias devido à passagem da depressão. Vamos acompanhar a situação e ver avaliar a necessidade de prolongar os avisos por causa da chuva", concluiu.

  • Greve pode levar ao adiamento de cirurgias e consultas
    0:46

    Economia

    O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte estima uma adesão de 100% no turno da noite do Hospital Santos Silva, em Gaia, e de 60% no São João, no Porto. A paralisação poderá levar ao adiamento de cirurgias e consultas.

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12

    Quadratura do Círculo

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.