sicnot

Perfil

País

Relação confirma 24 anos de prisão para condenado por violação

O Tribunal da Relação do Porto confirmou a pena de 24 anos de prisão para o homem condenado em fevereiro pela prática de sete crimes de violação. Os casos remontam aos anos de 2011, 2012 e 2013, em Vila Nova de Famalicão, na ciclovia que vai até à Póvoa de Varzim. A relação confirmou na íntegra o acórdão da primeira instância.

De acordo com a informação publicada hoje na página da Internet da Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto, o Tribunal da Relação confirmou na íntegra o acórdão datado de 02 de fevereiro deste ano, do Tribunal da Instância Central Criminal do Porto (Vila do Conde, 2.ª secção criminal), que o condenara na pena única de 24 anos de prisão, pela prática de sete crimes de violação, um dos quais na forma tentada, um de roubo e um de violação de domicílio.

A PGD do Porto esclarece que os factos em causa se reportavam a crimes praticados em diferentes datas nos anos de 2011, 2012 e 2013, em Vila Nova de Famalicão, na ciclovia que liga Vila Nova de Famalicão à Póvoa de Varzim, em S. Miguel o Anjo, Maia, e em Fão, Esposende.

Em diferentes datas e em diferentes locais, "o arguido abordou mulheres, forçando-as a manter consigo trato sexual em seis das situações e não conseguindo concretizar este seu intento numa outra, porém por razões alheias à sua vontade", refere a nota da PGD do Porto.

"Resultou provado que o arguido cuja condenação foi agora confirmada atuou relativamente a vítimas cujas rotinas conhecia, aproveitando situações em que sabia que estas se encontravam sozinhas, atuando, em cinco casos, de madrugada ou às primeiras horas da manhã", acrescenta.

De acordo com a informação disponibilizada, "uma das mulheres tinha 82 anos e foi vítima do arguido em sua casa, onde vivia sozinha; outra foi vítima do arguido em duas datas distintas, ambas sucedidas às primeiras horas da manhã, quando a vítima iniciava ou dava curso ao giro diário exigido pela sua profissão".


Com Lusa
  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente, reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do seu 22.º aniversário. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, se não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.