sicnot

Perfil

País

Santuário do Bom Jesus de Braga promovido a basílica a 5 de julho

A proclamação solene da nova Basílica do Bom Jesus do Monte, em Braga, será feita a 5 de julho, durante uma missa naquele templo, informou esta sexta-feira o arcebispo Jorge Ortiga.

Bom Jesus será a quarta basílica da cidade de Braga, juntando-se às dos Congregados, do Sameiro e da Sé. (Arquivo)

Bom Jesus será a quarta basílica da cidade de Braga, juntando-se às dos Congregados, do Sameiro e da Sé. (Arquivo)

DR

Segundo o arcebispo de Braga, o decreto para elevação do santuário do Bom Jesus a basílica foi emitido a 19 de abril, pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

"Com este decreto, a Santa Sé está a dar o seu contributo à candidatura do Bom Jesus a Património da Humanidade", sublinhou Jorge Ortiga.

Basílica é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas que se assumem como centros de devoção e peregrinação ou que se destacam pela sua riqueza artística e arquitetónica.

Bom Jesus será a quarta basílica da cidade de Braga, juntando-se às dos Congregados, do Sameiro e da Sé.

Na Arquidiocese de Braga, há ainda mais duas basílicas: a de S. Pedro, em Guimarães, e a de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro.
Lusa
  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.