sicnot

Perfil

País

Santuário do Bom Jesus de Braga promovido a basílica a 5 de julho

A proclamação solene da nova Basílica do Bom Jesus do Monte, em Braga, será feita a 5 de julho, durante uma missa naquele templo, informou esta sexta-feira o arcebispo Jorge Ortiga.

Bom Jesus será a quarta basílica da cidade de Braga, juntando-se às dos Congregados, do Sameiro e da Sé. (Arquivo)

Bom Jesus será a quarta basílica da cidade de Braga, juntando-se às dos Congregados, do Sameiro e da Sé. (Arquivo)

DR

Segundo o arcebispo de Braga, o decreto para elevação do santuário do Bom Jesus a basílica foi emitido a 19 de abril, pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

"Com este decreto, a Santa Sé está a dar o seu contributo à candidatura do Bom Jesus a Património da Humanidade", sublinhou Jorge Ortiga.

Basílica é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas que se assumem como centros de devoção e peregrinação ou que se destacam pela sua riqueza artística e arquitetónica.

Bom Jesus será a quarta basílica da cidade de Braga, juntando-se às dos Congregados, do Sameiro e da Sé.

Na Arquidiocese de Braga, há ainda mais duas basílicas: a de S. Pedro, em Guimarães, e a de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro.
Lusa
  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Dijsselbloem não comenta hipótese de ser substituído por Mário Centeno
    2:41

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas não comenta a sondagem que foi feita ao ministro das Finanças português. Ouvido esta quinta-feira no Parlamento Europeu, o Presidente do Eurogrupo esteve no centro das críticas e reafirmou que não se demite.