sicnot

Perfil

País

Alto do Pina vence Marchas Populares de Lisboa

O bairro do Alto do Pina foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou hoje a EGEAC, empresa municipal responsável pelos equipamentos e pela animação culturais.

Lusa

O segundo lugar foi atribuído à Marcha de Alfama e o terceiro à Marcha de Alcântara.

Esta foi a 83.ª edição das Marchas Populares de Lisboa, com 20 marchas em competição e duas extraconcurso (A Voz do Operário e a dos Mercados) a descerem a Avenida da Liberdade.

As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no MEO Arena, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

Por categorias, o Alto do Pina levou ainda para casa o título de melhor figurino e melhor desfile da Avenida.

Já a Marcha de Alfama venceu nas categorias de melhor musicalidade, melhor composição original, com "Marinheiro de Alfama", e melhor coreografia, neste caso ex-aequo com a Marcha da Madragoa.

Alcântara venceu na cenografia e a Marcha de São Vicente conquistou o título de melhor letra.

Este ano, as marchas em concurso foram Bela Flor, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Alfama, Graça, São Domingos de Benfica, Carnide, Madragoa, Benfica, Bica, Alcântara, Bairro Alto, São Vicente, Olivais, Baixa, Lumiar, Alto do Pina, Beato e Ajuda.

Na Avenida da Liberdade desfilaram também os 32 noivos de Santo António e, como convidados, o Agrupamento de Macau, a Marcha Popular de Faro, a Marcha da Madeira e o Agrupamento CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.





Lista completa do 1.º ao 20.º classificado das Marchas de Lisboa



1.º Alto do Pina - 241 pontos

2.º Alfama - 240 pontos

3.º Alcântara - 221 pontos

4.º Madragoa - 220 pontos

5.º Bica - 216 pontos

6.º São Vicente - 206 pontos

7.º Graça - 202 pontos

8.º Bairro Alto - 201 pontos

9.º Marvila - 188 pontos

10.º Olivais - 181 pontos

11.º Lumiar - 166 pontos

12.º Ajuda - 165 pontos

13.º Bela Flor - 153 pontos

14.º Carnide - 151 pontos

15.º Santa Engrácia - 145pontos

16.º São Domingos de Benfica - 142 pontos

17.º Mouraria - 140 pontos

18.º Beato (ex-aequo) - 132 pontos

18.º Benfica (ex-aequo) - 132 pontos

20.º Baixa - 129 pontos



Lusa
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.