sicnot

Perfil

País

Alto do Pina vence Marchas Populares de Lisboa

O bairro do Alto do Pina foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou hoje a EGEAC, empresa municipal responsável pelos equipamentos e pela animação culturais.

Lusa

O segundo lugar foi atribuído à Marcha de Alfama e o terceiro à Marcha de Alcântara.

Esta foi a 83.ª edição das Marchas Populares de Lisboa, com 20 marchas em competição e duas extraconcurso (A Voz do Operário e a dos Mercados) a descerem a Avenida da Liberdade.

As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no MEO Arena, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

Por categorias, o Alto do Pina levou ainda para casa o título de melhor figurino e melhor desfile da Avenida.

Já a Marcha de Alfama venceu nas categorias de melhor musicalidade, melhor composição original, com "Marinheiro de Alfama", e melhor coreografia, neste caso ex-aequo com a Marcha da Madragoa.

Alcântara venceu na cenografia e a Marcha de São Vicente conquistou o título de melhor letra.

Este ano, as marchas em concurso foram Bela Flor, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Alfama, Graça, São Domingos de Benfica, Carnide, Madragoa, Benfica, Bica, Alcântara, Bairro Alto, São Vicente, Olivais, Baixa, Lumiar, Alto do Pina, Beato e Ajuda.

Na Avenida da Liberdade desfilaram também os 32 noivos de Santo António e, como convidados, o Agrupamento de Macau, a Marcha Popular de Faro, a Marcha da Madeira e o Agrupamento CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.





Lista completa do 1.º ao 20.º classificado das Marchas de Lisboa



1.º Alto do Pina - 241 pontos

2.º Alfama - 240 pontos

3.º Alcântara - 221 pontos

4.º Madragoa - 220 pontos

5.º Bica - 216 pontos

6.º São Vicente - 206 pontos

7.º Graça - 202 pontos

8.º Bairro Alto - 201 pontos

9.º Marvila - 188 pontos

10.º Olivais - 181 pontos

11.º Lumiar - 166 pontos

12.º Ajuda - 165 pontos

13.º Bela Flor - 153 pontos

14.º Carnide - 151 pontos

15.º Santa Engrácia - 145pontos

16.º São Domingos de Benfica - 142 pontos

17.º Mouraria - 140 pontos

18.º Beato (ex-aequo) - 132 pontos

18.º Benfica (ex-aequo) - 132 pontos

20.º Baixa - 129 pontos



Lusa
  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC