sicnot

Perfil

País

Alto do Pina vence Marchas Populares de Lisboa

O bairro do Alto do Pina foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou hoje a EGEAC, empresa municipal responsável pelos equipamentos e pela animação culturais.

Lusa

O segundo lugar foi atribuído à Marcha de Alfama e o terceiro à Marcha de Alcântara.

Esta foi a 83.ª edição das Marchas Populares de Lisboa, com 20 marchas em competição e duas extraconcurso (A Voz do Operário e a dos Mercados) a descerem a Avenida da Liberdade. 

As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no MEO Arena, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

Por categorias, o Alto do Pina levou ainda para casa o título de melhor figurino e melhor desfile da Avenida. 

Já a Marcha de Alfama venceu nas categorias de melhor musicalidade, melhor composição original, com "Marinheiro de Alfama", e melhor coreografia, neste caso ex-aequo com a Marcha da Madragoa.

Alcântara venceu na cenografia e a Marcha de São Vicente conquistou o título de melhor letra. 

Este ano, as marchas em concurso foram Bela Flor, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Alfama, Graça, São Domingos de Benfica, Carnide, Madragoa, Benfica, Bica, Alcântara, Bairro Alto, São Vicente, Olivais, Baixa, Lumiar, Alto do Pina, Beato e Ajuda.

Na Avenida da Liberdade desfilaram também os 32 noivos de Santo António e, como convidados, o Agrupamento de Macau, a Marcha Popular de Faro, a Marcha da Madeira e o Agrupamento CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.





Lista completa do 1.º ao 20.º classificado das Marchas de Lisboa



1.º Alto do Pina - 241 pontos

2.º Alfama - 240 pontos

3.º Alcântara - 221 pontos

4.º Madragoa - 220 pontos

5.º Bica - 216 pontos

6.º São Vicente - 206 pontos

7.º Graça - 202 pontos

8.º Bairro Alto - 201 pontos

9.º Marvila - 188 pontos

10.º Olivais - 181 pontos 

11.º Lumiar - 166 pontos 

12.º Ajuda - 165 pontos 

13.º Bela Flor - 153 pontos 

14.º Carnide - 151 pontos 

15.º Santa Engrácia - 145pontos 

16.º São Domingos de Benfica - 142 pontos

17.º Mouraria - 140 pontos 

18.º Beato (ex-aequo) - 132 pontos 

18.º Benfica (ex-aequo) - 132 pontos 

20.º Baixa - 129 pontos 



Lusa
  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.