sicnot

Perfil

País

Alto do Pina vence Marchas Populares de Lisboa

O bairro do Alto do Pina foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou hoje a EGEAC, empresa municipal responsável pelos equipamentos e pela animação culturais.

Lusa

O segundo lugar foi atribuído à Marcha de Alfama e o terceiro à Marcha de Alcântara.

Esta foi a 83.ª edição das Marchas Populares de Lisboa, com 20 marchas em competição e duas extraconcurso (A Voz do Operário e a dos Mercados) a descerem a Avenida da Liberdade.

As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no MEO Arena, nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

Por categorias, o Alto do Pina levou ainda para casa o título de melhor figurino e melhor desfile da Avenida.

Já a Marcha de Alfama venceu nas categorias de melhor musicalidade, melhor composição original, com "Marinheiro de Alfama", e melhor coreografia, neste caso ex-aequo com a Marcha da Madragoa.

Alcântara venceu na cenografia e a Marcha de São Vicente conquistou o título de melhor letra.

Este ano, as marchas em concurso foram Bela Flor, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Alfama, Graça, São Domingos de Benfica, Carnide, Madragoa, Benfica, Bica, Alcântara, Bairro Alto, São Vicente, Olivais, Baixa, Lumiar, Alto do Pina, Beato e Ajuda.

Na Avenida da Liberdade desfilaram também os 32 noivos de Santo António e, como convidados, o Agrupamento de Macau, a Marcha Popular de Faro, a Marcha da Madeira e o Agrupamento CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.





Lista completa do 1.º ao 20.º classificado das Marchas de Lisboa



1.º Alto do Pina - 241 pontos

2.º Alfama - 240 pontos

3.º Alcântara - 221 pontos

4.º Madragoa - 220 pontos

5.º Bica - 216 pontos

6.º São Vicente - 206 pontos

7.º Graça - 202 pontos

8.º Bairro Alto - 201 pontos

9.º Marvila - 188 pontos

10.º Olivais - 181 pontos

11.º Lumiar - 166 pontos

12.º Ajuda - 165 pontos

13.º Bela Flor - 153 pontos

14.º Carnide - 151 pontos

15.º Santa Engrácia - 145pontos

16.º São Domingos de Benfica - 142 pontos

17.º Mouraria - 140 pontos

18.º Beato (ex-aequo) - 132 pontos

18.º Benfica (ex-aequo) - 132 pontos

20.º Baixa - 129 pontos



Lusa
  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC