Investigadores de Coimbra apontam nova direção para tratamento do cancro

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) descobriram que a origem das células estaminais cancerígenas é multifacetada e que algumas surgem por ação da quimioterapia, o que sugere "uma nova direção para o tratamento" do cancro.

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

Uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências da Vida da UC, dedicada ao "estudo dos mecanismos envolvidos na carcinogénese", descobriu que, "ao contrário do que se pensava até agora, a origem das células estaminais cancerígenas é multifacetada" e que "algumas surgem mesmo por ação da quimioterapia", anunciou hoje a instituição.

Visando analisar a origem das células estaminais tumorais, o estudo "provou haver uma grande plasticidade intratumoral, ou seja, dentro do tumor há um vasto conjunto de subpopulações celulares que, mediante determinados estímulos, se convertem em células estaminais cancerígenas, cujo potencial maligno acrescido assegura a sobrevivência, invasão e metastização dos tumores", afirma a UC numa nota hoje divulgada.

Segundo vários estudos anteriores, "as células estaminais tumorais são extremamente resistentes aos tratamentos convencionais do cancro (quimioterapia e/ou radioterapia) e responsáveis pelas recidivas de diversos tipos de tumores", sublinha a UC.

As experiências realizadas no âmbito deste estudo -intitulado "Cancer stem cells and tumor progression: from molecular mechanisms to clinical consequences" -, "primeiro em linhas celulares tumorais e posteriormente em modelos animais (ratinhos)", permitiram ainda identificar "três citocinas (moléculas envolvidas nas transmissão de informação entre células) como potenciais promotores desta interconversão celular maligna".

As citocinas identificadas promovem uma espécie de "conversa invisível" entre as várias subpopulações de células, "transmitindo propositadamente informação que leva à mudança de fenótipos das células" e "assegurando, consequentemente, a sua sobrevivência", explicita a coordenadora do estudo, Maria Carmem Alpoim.

As descobertas conseguidas nesta investigação assinalam que é necessária uma mudança no paradigma de combate ao cancro, salienta a UC.

"Estas evidências determinam a implementação de novas abordagens nos tratamentos oncológicos para aumentar a sua eficácia", alerta Maria Carmem Alpoim.

"O recurso a cocktails de medicamentos direcionados às várias subpopulações tumorais, inclusive em doentes submetidos a radioterapia, permitirá maximizar a sua eficiência", sustenta a investigadora.

"As estratégias terapêuticas têm de ser multifacetadas e não somente direcionadas à diminuição da massa do tumor porque a interconversão entre as subpopulações celulares cancerígenas permite manter e, inclusivamente, aumentar o potencial maligno", sublinha Maria Carmem Alpoim , que também é docente de Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

A investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

• Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem

António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

• Surto de hepatite A em Portugal

Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

• Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

Ana Rute Carvalho

• Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

• Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.