sicnot

Perfil

País

Investigadores de Coimbra apontam nova direção para tratamento do cancro

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) descobriram que a origem das células estaminais cancerígenas é multifacetada e que algumas surgem por ação da quimioterapia, o que sugere "uma nova direção para o tratamento" do cancro. 

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

Uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências da Vida da UC, dedicada ao "estudo dos mecanismos envolvidos na carcinogénese", descobriu que, "ao contrário do que se pensava até agora, a origem das células estaminais cancerígenas é multifacetada" e que "algumas surgem mesmo por ação da quimioterapia", anunciou hoje a instituição. 

 
 

Visando analisar a origem das células estaminais tumorais, o estudo "provou haver uma grande plasticidade intratumoral, ou seja, dentro do tumor há um vasto conjunto de subpopulações celulares que, mediante determinados estímulos, se convertem em células estaminais cancerígenas, cujo potencial maligno acrescido assegura a sobrevivência, invasão e metastização dos tumores", afirma a UC numa nota hoje divulgada. 

 
 

Segundo vários estudos anteriores, "as células estaminais tumorais são extremamente resistentes aos tratamentos convencionais do cancro (quimioterapia e/ou radioterapia) e responsáveis pelas recidivas de diversos tipos de tumores", sublinha a UC. 

 
 

As experiências realizadas no âmbito deste estudo -intitulado "Cancer stem cells and tumor progression: from molecular mechanisms to clinical consequences" -, "primeiro em linhas celulares tumorais e posteriormente em modelos animais (ratinhos)", permitiram ainda identificar "três citocinas (moléculas envolvidas nas transmissão de informação entre células) como potenciais promotores desta interconversão celular maligna". 

 
 

As citocinas identificadas promovem uma espécie de "conversa invisível" entre as várias subpopulações de células, "transmitindo propositadamente informação que leva à mudança de fenótipos das células" e "assegurando, consequentemente, a sua sobrevivência", explicita a coordenadora do estudo, Maria Carmem Alpoim. 

 
 

As descobertas conseguidas nesta investigação assinalam que é necessária uma mudança no paradigma de combate ao cancro, salienta a UC. 

 
 

"Estas evidências determinam a implementação de novas abordagens nos tratamentos oncológicos para aumentar a sua eficácia", alerta Maria Carmem Alpoim. 

 
 

"O recurso a cocktails de medicamentos direcionados às várias subpopulações tumorais, inclusive em doentes submetidos a radioterapia, permitirá maximizar a sua eficiência", sustenta a investigadora. 

 
 

"As estratégias terapêuticas têm de ser multifacetadas e não somente direcionadas à diminuição da massa do tumor porque a interconversão entre as subpopulações celulares cancerígenas permite manter e, inclusivamente, aumentar o potencial maligno", sublinha Maria Carmem Alpoim , que também é docente de Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. 

 
 

A investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).


Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.