sicnot

Perfil

País

Dois bombeiros de Maceira, Leiria, feridos em treino operacional

Dois bombeiros da corporação da Maceira, concelho de Leiria, sofreram hoje ferimentos, um dos quais com gravidade, na sequência de uma queda do primeiro andar da casa-escola do quartel quando realizavam um treino operacional, disse o comandante.

"Tratava-se de um treino operacional de salvamento em grande ângulo. Pelo que me foi explicado, o elemento feminino estaria no 1.º andar a colocar o material para fazer a descida. Por qualquer razão que ainda se desconhece, mas talvez tenha escorregado ou tropeçado antes de ter o equipamento colocado, caiu para o rés-do-chão", explicou Luís Ferreira.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Maceira adiantou que "dois elementos que estavam no solo, ao aperceberem-se da queda, tentaram atenuá-la e, na sequência disso, um deles, o ferido ligeiro, sofreu um corte na cabeça".

Segundo Luís Ferreira, os bombeiros que participavam no treino -- cerca de 12 -- prestaram imediatamente socorro aos colegas.

"Ambos foram para o hospital de Santo André, em Leiria, com o apoio da viatura médica de emergência e reanimação do INEM. Encontram-se acompanhados pelo segundo comandante e outros elementos da corporação", referiu Luís Ferreira.

O responsável esclareceu que "este tipo de treino pressupõe o uso de diverso equipamento, como cordas, para evacuar edifícios em caso de necessidade de salvamento em altura", e acrescentou que "a corporação vai proceder a averiguações para apurar as circunstâncias do acidente".

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta para o acidente foi feito cerca das 15:00.

Dez operacionais, apoiados por quatro viaturas, dos bombeiros, INEM e GNR, estiveram no local, informou o CDOS.

Lusa
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12