sicnot

Perfil

País

Dois bombeiros de Maceira, Leiria, feridos em treino operacional

Dois bombeiros da corporação da Maceira, concelho de Leiria, sofreram hoje ferimentos, um dos quais com gravidade, na sequência de uma queda do primeiro andar da casa-escola do quartel quando realizavam um treino operacional, disse o comandante.

"Tratava-se de um treino operacional de salvamento em grande ângulo. Pelo que me foi explicado, o elemento feminino estaria no 1.º andar a colocar o material para fazer a descida. Por qualquer razão que ainda se desconhece, mas talvez tenha escorregado ou tropeçado antes de ter o equipamento colocado, caiu para o rés-do-chão", explicou Luís Ferreira.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Maceira adiantou que "dois elementos que estavam no solo, ao aperceberem-se da queda, tentaram atenuá-la e, na sequência disso, um deles, o ferido ligeiro, sofreu um corte na cabeça".

Segundo Luís Ferreira, os bombeiros que participavam no treino -- cerca de 12 -- prestaram imediatamente socorro aos colegas.

"Ambos foram para o hospital de Santo André, em Leiria, com o apoio da viatura médica de emergência e reanimação do INEM. Encontram-se acompanhados pelo segundo comandante e outros elementos da corporação", referiu Luís Ferreira.

O responsável esclareceu que "este tipo de treino pressupõe o uso de diverso equipamento, como cordas, para evacuar edifícios em caso de necessidade de salvamento em altura", e acrescentou que "a corporação vai proceder a averiguações para apurar as circunstâncias do acidente".

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta para o acidente foi feito cerca das 15:00.

Dez operacionais, apoiados por quatro viaturas, dos bombeiros, INEM e GNR, estiveram no local, informou o CDOS.

Lusa
  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas comemorações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.