sicnot

Perfil

País

Têxtil de Barcelos produz meias aquecidas a bateria

Uma fábrica de Barcelos vai lançar no mercado peúgas aquecidas a baterias, que permitem manter os pés quentes entre 8 e 16 horas e regulam automaticamente a temperatura, informou hoje o diretor-geral da empresa.

© Ognen Teofilovski / Reuters

Nuno Costa disse à Lusa que o produto, apresentado na Techtextil 2015, que decorreu em maio na Alemanha, está agora a ser "otimizado", devendo os primeiros 100 pares de meias ser enviadas, em setembro, para clientes na Dinamarca e na Suécia.

"Os países nórdicos são o nosso alvo prioritário, por razões óbvias", acrescentou.

Segundo adiantou, aquela solução de aquecimento dos pés foi desenvolvida, ao longo de três anos, no  Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal(CITEVE), em Famalicão.

Explicou que as meias integram um sensor, na zona da planta dos pés, e duas baterias semelhantes às de um telemóvel, colocadas na parte das peúgas que cobre o tornozelo.

"As baterias têm uns quatro centímetros de altura, quase não se notam, não são minimamente incómodas", garantiu, enfatizando que a contrapartida para o utilizador é "ter os pés quentes durante praticamente todo o dia".

O dispositivo permite três níveis de temperatura diferentes, que são acionados de acordo com as necessidades do utilizador.

"À medida que a temperatura do pé for baixando ou subindo, a meia emite mais ou menos calor", referiu.

As meias aquecidas a bateria são produzidas na empresa Faria da Costa, instalada há 27 anos em Ucha, Barcelos, e que atualmente emprega 75 trabalhadores.

Trabalhando quase exclusivamente para exportação, a empresa faturou em 2014 cerca de 2,5 milhões de euros, uma cifra que este ano vai tentar superar, "se o clima ajudar".

"Há três anos, o nosso volume de vendas foi muito superior, mas tivemos uma quebra devido às condições climatéricas, porque os invernos nos nossos principais mercados foram muito menos frios do que o habitual", rematou Nuno Costa.


Lusa
  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC