sicnot

Perfil

País

Quase 8.000 elegem candidatos a deputados Livre/Tempo de Avançar

Cerca de 7.850 pessoas podem hoje e domingo participar em todo o país nas primárias da plataforma Livre/Tempo de Avançar, escolhendo e ordenando os 385 candidatos nos 22 círculos eleitorais para as legislativas, que se realizarão entre setembro e outubro.

As votações por correio físico ou eletrónico desta candidatura cidadã, que contava com perto de 5.000 subscritores antes da abertura das inscrições para o sufrágio, começaram na terça-feira e têm este fim de semana a sua expressão presencial, em urnas.

Na área de Lisboa, onde as "papoilas" (símbolo do partido) têm a sua maior implantação, vão estar disponíveis diversas assembleias de voto no domingo, nomeadamente no Largo Camões, entre as 10:00 e as 20:00, estando prevista a presença dos dirigentes Rui Tavares e Ana Drago para por volta das 16:00.

Póvoa de Santa Iria e Parede são outros dos locais ao redor da capital onde decorrerão votações. No Porto, também no domingo, os interessados podem participar junto à esplanada do "Café Piolho", entre as 10:00 e as 19:00, por exemplo.

Os boletins de voto de cada círculo terão fotografias dos respetivos candidatos, por ordem alfabética, com a opção sobre qual a posição em que deverá figurar na futura lista. Os resultados das primárias deverão ser conhecidos no início da próxima semana.

Os lisboetas e portuenses têm direito a eleger até 15 nomes, enquanto Aveiro, Braga e Setúbal vão contemplar até nove candidatos. Coimbra, Faro, Leiria, Santarém e Viseu terão seis.

Somente três lugares vão estar disponíveis para Açores, Castelo Branco, Guarda, Madeira, Viana do Castelo e Vila Real, ao passo que Beja, Bragança, Évora, Portalegre, Europa e Fora da Europa contarão com somente dois candidatos a deputados.


  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.