sicnot

Perfil

País

Quase 8.000 elegem candidatos a deputados Livre/Tempo de Avançar

Cerca de 7.850 pessoas podem hoje e domingo participar em todo o país nas primárias da plataforma Livre/Tempo de Avançar, escolhendo e ordenando os 385 candidatos nos 22 círculos eleitorais para as legislativas, que se realizarão entre setembro e outubro.

As votações por correio físico ou eletrónico desta candidatura cidadã, que contava com perto de 5.000 subscritores antes da abertura das inscrições para o sufrágio, começaram na terça-feira e têm este fim de semana a sua expressão presencial, em urnas.

Na área de Lisboa, onde as "papoilas" (símbolo do partido) têm a sua maior implantação, vão estar disponíveis diversas assembleias de voto no domingo, nomeadamente no Largo Camões, entre as 10:00 e as 20:00, estando prevista a presença dos dirigentes Rui Tavares e Ana Drago para por volta das 16:00.

Póvoa de Santa Iria e Parede são outros dos locais ao redor da capital onde decorrerão votações. No Porto, também no domingo, os interessados podem participar junto à esplanada do "Café Piolho", entre as 10:00 e as 19:00, por exemplo.

Os boletins de voto de cada círculo terão fotografias dos respetivos candidatos, por ordem alfabética, com a opção sobre qual a posição em que deverá figurar na futura lista. Os resultados das primárias deverão ser conhecidos no início da próxima semana.

Os lisboetas e portuenses têm direito a eleger até 15 nomes, enquanto Aveiro, Braga e Setúbal vão contemplar até nove candidatos. Coimbra, Faro, Leiria, Santarém e Viseu terão seis.

Somente três lugares vão estar disponíveis para Açores, Castelo Branco, Guarda, Madeira, Viana do Castelo e Vila Real, ao passo que Beja, Bragança, Évora, Portalegre, Europa e Fora da Europa contarão com somente dois candidatos a deputados.


  • Passos explica porque se sentiu irritado com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o Presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas de que foi alvo.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.