sicnot

Perfil

País

Jorge Sampaio distinguido pela ONU com o prémio Nelson Mandela

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, vai receber o prémio Nelson Mandela, atribuído pela primeira vez pela Organização das Nações Unidas

© Rafael Marchante / Reuters

O trabalho do ex-Presidente na transição pacífica de Macau, as ações a favor de Timor Leste e também o trabalho enquanto enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose, entre 2006 e 2012, contribuíram para a distinção.

O prémio Nelson Mandela foi criado em 2014 e pretende distinguir, a cada cinco anos, um homem e uma mulher que tenham tido um papel importante em matéria de reconciliação e transformação social.

Sampaio recebe o prémio a 24 de julho, na sede das Nações Unidas.
  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.