sicnot

Perfil

País

Jorge Sampaio distinguido pela ONU com o prémio Nelson Mandela

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, vai receber o prémio Nelson Mandela, atribuído pela primeira vez pela Organização das Nações Unidas

© Rafael Marchante / Reuters

O trabalho do ex-Presidente na transição pacífica de Macau, as ações a favor de Timor Leste e também o trabalho enquanto enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose, entre 2006 e 2012, contribuíram para a distinção.

O prémio Nelson Mandela foi criado em 2014 e pretende distinguir, a cada cinco anos, um homem e uma mulher que tenham tido um papel importante em matéria de reconciliação e transformação social.

Sampaio recebe o prémio a 24 de julho, na sede das Nações Unidas.
  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • Cerca de 150 civis doentes retirados de Alepo

    Mundo

    Cerca de 150 civis, a maioria doentes ou deficientes, foram retirados na noite de quarta-feira para quinta-feira de um centro de saúde de Aleppo, na parte mais antiga da cidade tomada pelo exército sírio, anunciou a Cruz Vermelha internacional.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.