sicnot

Perfil

País

Jorge Sampaio distinguido pela ONU com o prémio Nelson Mandela

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, vai receber o prémio Nelson Mandela, atribuído pela primeira vez pela Organização das Nações Unidas

© Rafael Marchante / Reuters

O trabalho do ex-Presidente na transição pacífica de Macau, as ações a favor de Timor Leste e também o trabalho enquanto enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose, entre 2006 e 2012, contribuíram para a distinção.

O prémio Nelson Mandela foi criado em 2014 e pretende distinguir, a cada cinco anos, um homem e uma mulher que tenham tido um papel importante em matéria de reconciliação e transformação social.

Sampaio recebe o prémio a 24 de julho, na sede das Nações Unidas.
  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.