sicnot

Perfil

País

Poluição e falta de oxigénio na origem da morte de peixes no Tejo em maio

Descargas poluidoras na zona de Vila Velha de Rodão e a insuficiência de oxigénio nas águas do Tejo estiveram na origem da mortandade de peixes ocorrida em maio junto à barragem de Belver, informou hoje o Ministério do Ambiente.

Em resposta a uma pergunta dos deputados do PSD, o Ministério do Ambiente, através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), informou hoje que, das análises efetuadas à amostra de água retirada junto do paredão da Barragem de Belver, a 12 de maio, constatou que "as baixas concentrações de Oxigénio Dissolvido nas massas de água superficiais indicaram a existência de um desequilíbrio no ecossistema, que pode ter como consequência a morte de peixes".

Segundo a APA, e face a esta situação, procedeu-se, no mesmo dia, à solicitação de aumento do caudal descarregado pelas albufeiras a montante, "de forma a minorar o problema e a contribuir para uma mais rápida diluição da eventual contaminação na origem do mesmo".

Simultaneamente, a APA indica ter desencadeado "ações de fiscalização com recolha de amostras a várias instalações na região" de Vila Velha de Rodão, a montante de Mação, no distrito de Santarém, tendo o Serviço de Proteção de Natureza da Guarda Nacional Republicana (SEPNA/GNR) procedido ao "levantamento de autos de notícia por contraordenação relativos a rejeição indevida de águas residuais nas linhas de água do Açafal e seu afluente", confinantes com o Tejo.

A APA dá ainda conta, na resposta enviada aos deputados do PSD, que "os infratores foram notificados para adotar de imediato as medidas consideradas adequadas à prevenção de danos ambientais e à minimização dos efeitos decorrentes da situação em causa, impondo que cessassem de imediato as respetivas descargas". 

Em declarações à agência Lusa, o deputado do PSD, Duarte Marques, eleito por Santarém, "congratulou-se" com as informações transmitidas pela APA, tendo destacado que o Ministério do Ambiente "confirmou os autos levantados a empresas que foram descobertas como poluidoras".


Lusa
  • Seleção de sub-21 precisa de vencer a Macedónia

    Desporto

    A seleção portuguesa de futebol de sub-21 precisa, hoje, de vencer a Macedónia e de marcar pelo menos quatro golos para poder sonhar ainda com a presença nas meias-finais do Europeu da categoria, que decorre na Polónia.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
    3:14
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
    2:48
  • Corpos da tragédia em Pedrógão guardados em camião de alimentos
    8:11

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Duarte Nuno Vieira, médico legista, esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, para comentar o que já foi feito e o que falta fazer em Pedrógão Grande, depois de ter sido atingido pelos incêndios. O presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal defendeu que guardar os corpos das vítimas mortais num camião de alimentos foi uma "maneira de solucionar o problema da forma possível", visto que não há espaço no Instituto Nacional De Medicina Legal.

  • Trump volta a garantir que não tentou interferir na investigação do FBI
    0:17

    Mundo

    O Presidente dos EUA reitera que não tentou interferir na investigação do FBI em relação às alegadas interferências da Rússia nas eleições presidenciais. Questionado sobre as gravações das conversas que manteve com o ex-diretor da polícia de investigação, James Comey, Donald Trump prometeu esclarecimentos num futuro breve.

  • "A informação pode ter saído depois da hora do exame de Português"
    1:19

    País

    O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais diz que é preciso aguardar pelas conclusões do relatório sobre a alegada fuga de informação do exame nacional de Português. Jorge Ascensão defende que a investigação deve causar o mínimo de impacto aos alunos que realizaram a prova.