sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de incêndio em 8 distritos

Catorze concelhos de oito distritos do continente apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Alcoutim, Monchique, Silves e Loulé (Faro), Barrancos (Beja), Portel (Évora), Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pedrógão Grande (Leiria), Trancoso (Guarda) e Castelo de Paiva (Aveiro).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral até ao fim da manhã e para o fim do dia, e aguaceiros, que poderão ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do interior e durante a tarde.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo Mondego, em especial durante a tarde.

Está ainda previsto neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima e da máxima nas regiões do interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã e com neblina ou nevoeiro, em especial nas regiões do litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral, e pequena descida de temperatura.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 21, em Viseu entre 12 e 24, em Bragança entre 15 e 27, na Guarda entre 11 e 24, em Castelo Branco entre 14 e 29, em Portalegre entre 12 e 28, em Évora entre 12 e 29, em Beja entre 13 e 30, em Faro entre 17 e 27 e em Santarém entre 14 e 26.


Lusa

  • As vítimas do ataque de Londres

    Ataque em Londres

    O ataque desta quarta-feira ao Parlamento britânico em Londres fez quatro mortos, incluindo o atacante. Cerca de 40 pessoas de 11 países diferentes ficaram feridas, entre as quais 29 precisaram de ser levadas para o hospital, onde sete continuam em estado crítico.

    Ana Rute Carvalho

  • Inclusão social em Évora
    2:08

    País

    Mais de 40 empresas do distrito de Évora abriram as portas durante um dia a pessoas portadoras de deficiência. É ideia foi sublinhar a importância da  inclusão no mercado de trabalho.