sicnot

Perfil

País

INEM garante que todos os meios estão operacionais apesar da greve dos técnicos

O INEM informou hoje que a greve dos técnicos de ambulância de emergência não está a afetar os serviços, garantindo que no primeiro turno o dispositivo previsto funcionou, sem qualquer recusa ou inoperacionalidade nas horas extraordinárias.

A meio da autoestrada, a ambulância parou para serem aplicadas manobras de reanimação na doente, que acabou por morrer no local. (Arquivo)

A meio da autoestrada, a ambulância parou para serem aplicadas manobras de reanimação na doente, que acabou por morrer no local. (Arquivo)

SIC

O Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência convocou uma greve às horas extraordinárias com início às 00:00 de hoje, mas "no turno que se iniciou às 08:00 todo o dispositivo que estava previsto está a funcionar", afirmou o instituto em comunicado.

"Neste período laboral (00:00/08:00), o INEM está a operar com turnos em horário extraordinário, onde não ocorreu qualquer recusa ou inoperacionalidade", acrescentou.

Segundo o instituto, na delegação regional do sul, todos os meios do INEM estão operacionais, incluindo os turnos em trabalho extraordinário, faltando apenas confirmar a ambulância de Almada, porque até ao momento não foi possível estabelecer contacto, por motivos desconhecidos.

Nas delegações do centro e do norte, todos os meios do INEM estão operacionais, incluindo os turnos em trabalho extraordinário, acrescentou.

Relativamente aos festejos do São João, o INEM afirma ter alarado o seu dispositivo, registando 18 ocorrências em Braga com 16 vítimas transportadas ao Hospital de Braga e 201 ocorrências no Porto com ambulâncias acionadas para 163 ocorrências.

Foram transportadas 92 vítimas, que foram distribuídas pelo Hospital Santo António (65) e Hospital de São João (27).

"Os meios de reforço do INEM no período de alargamento do seu horário de funcionamento tiveram 76 acionamentos", referiu ainda o instituto, considerando ter tido uma "boa capacidade de resposta face ao número de ocorrências".



Lusa
  • Técnicos de ambulância de emergência em greve

    Economia

    Começou hoje e por tempo indeterminado a greve às horas extraordinárias dos técnicos de ambulância de emergência. Meia hora depois do início da paralisação o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) veio dizer que todo o dispositivo estava operacional em todo o país, mesmo com os reforços para a zona norte do país, para os santos populares. 

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.